Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Ministro da Educação participa de eventos em Foz
Tamanho da letra
29/04/2010

O ministro da Educação, Fernando Haddad, chega a Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira (29), para uma série de inaugurações e visita à sede provisória da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

  
Às 16h30 desta quinta-feira, o ministro participa da cerimônia em que a Itaipu doará a área do antigo Floresta Clube para o campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Às 18h30, Haddad inaugura a Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima e o Centro Municipal de Educação Infantil José Bento Vidal, na Vila C.

   
Na sexta-feira, às 9h, o ministro visita o Portal do Conhecimento, próximo à barreira de controle da usina de Itaipu. Às 9h30, conhece as instalações provisórias da Unila, no PTI, e lacra a Cápsula do Tempo do cinquentenário da instituição.

 

De clube a centro educacional

 

Depois de reformas e construção de novas instalações, a área do antigo Floresta Clube, que funcionou entre 1978 e 2007, passou a ser a sede do campus de Foz do Iguaçu do IFPR. A área será oficialmente doada nesta quinta-feira, em cerimônia marcada para às 16h30.

Desde 2008, Itaipu já dava apoio ao IFPR, que funciona provisoriamente no Parque Tecnológico Itaipu. Atualmente, o IFPR conta, em Foz do Iguaçu, com 160 alunos nos cursos técnicos em Aquicultura – Modalidade Subsequente, em Aquicultura – Proeja, e superior em Tecnologia de Gestão Pública, na modalidade de ensino a distância. Para o segundo semestre de 2010 está previsto o início dos cursos Técnico em Cozinha, Técnico em Edificações e Licenciatura em Física.

 

Complexo na Vila C

 

Ainda nesta quinta-feira, às 18h30, o ministro da Educação inaugura o complexo educacional da Vila C, formado pela Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima e pelo Centro Municipal de Educação Infantil José Bento Vidal. O projeto beneficia diretamente 800 alunos de um dos bairros mais carentes da cidade.

As edificações contam com salas climatizadas, ginásios de esportes, três quadras poliesportivas, cinema, sala de informática, sala de música, sala de artes e sala para prática de artes marciais. A escola tem capacidade para atender 800 crianças de 1ª à 4ª série, em período integral – das 8h às 16h30.

As obras de reforma e modernização do complexo educacional foram executadas com recursos da Itaipu – cerca de R$ 2 milhões – e da prefeitura. Itaipu doou ainda R$ 410 mil para a compra de equipamentos, como home theater, filmadoras, máquinas fotográficas, CD players, bebedouros e fogão industrial.

A creche-modelo José Bento Vidal, com área de 1.770 metros quadrados, pode atender 300 crianças de zero a seis anos. Conta com 12 salas de aula, salas de informática, almoxarifado, sala dos professores, sala de direção, sanitário independente para cada sala, cozinha, depósito de alimentos, lavanderia, duas salas com fraldário, lactário, playground e refeitório de 670 metros quadrados.

 

Portal do Conhecimento

 

Na sexta-feira, às 9h, o ministro da Educação visita o Portal do Conhecimento, instalado na entrada da área que abrigará a futura sede da Unila. O monumento, de cinco metros de altura, foi criado pelo artista plástico argentino, naturalizado brasileiro, Alfi Vivern.

Lá, o ministro irá lacrar a Cápsula do Tempo da Unila, onde ficarão guardados depoimentos de pessoas, principalmente estudantes. Eles escreveram aquilo que pensam que serão, daqui a 50 anos, a Unila, Foz do Iguaçu, o Brasil e a América Latina. A cápsula será aberta no cinquentenário da Unila, em 12 de janeiro de 2060.

Logo a seguir, o ministro Fernando Haddad visita a sede provisória da Unila.