Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Ministra Izabella Teixeira vem a Foz para o 10º CAB
Tamanho da letra
19/11/2012

A ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, está entre as autoridades confirmadas para o encontro anual do programa Cultivando Água Boa (CAB), que começa nesta quinta-feira (22), em Foz do Iguaçu. Izabella também vem a Foz para participar da 13ª Conferência de Diretores Ibero-americanos de Água (Codia), que abre nesta terça-feira (20). Ambos os eventos ocorrem no hotel Rafain Palace.

O encontro “CAB+10: O caminho adiante” celebra 10 anos do programa socioambiental liderado pela Itaipu e que soma mais de 2.300 parceiros. O início do encontro está programado para as 17 horas do dia 22. Além da fala das autoridades presentes, a abertura contará com uma palestra do jornalista André Trigueiro, um dos principais nomes do jornalismo ambiental no Brasil.

Outro destaque desta edição do CAB é a realização, pela primeira vez na Região Sul, de um evento ligado ao Diálogos em Humanidade, conferência periodicamente realizada em Lyon (França), desde 2002. O “Dialogues en Humanité” é um fórum global voltado à discussão de temas sobre a humanidade e as diversas crises hoje enfrentadas no mundo.

O Diálogos em Humanidade tem um braço no Brasil, através do Brechó Eco Solidário, realizado em Salvador em 2011. E agora chega a Foz como um evento paralelo do CAB, que será promovido  no mesmo hotel, no dia 22, das 10 às 11h30, e liderado por uma das fundadoras do fórum, a cientista política e conselheira da prefeitura de Lyon, Geneviève Ancel.

Outro evento paralelo e que também será realizado no dia 22 será uma reunião com prefeitos eleitos e reeleitos nos 29 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio ParanáParte 3. Como o programa é realizado em parceria com todas as prefeituras – inclusive com a gestão de um comitê instituído por lei nas 29 câmaras municipais – e houve uma grande renovação nas últimas eleições de outubro, essa reunião terá como objetivo apresentar o Cultivando Água Boa e reafirmar os compromissos de recuperação ambiental em toda a região.

Autoridades

Além dos diretores brasileiros e paraguaios da Itaipu, estão confirmadas para a cerimônia de abertura as presenças do prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Guisi, do teólogo Leonardo Boff, do coordenador de Desenvolvimento Institucional Fundação Roberto Marinho, Marcelo Bentes, do cacique da Terra Indígena do Ocoy em São Miguel do Iguaçu, Daniel Maraca Mirin Lopes, e da socióloga Moema Viezzer, entre outras. A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, estará presente na cerimônia de encerramento, no dia 23.

Na parte cultural, o evento contará com shows de Guilherme Arantes (abertura) e da Família Lima (encerramento). Ainda na abertura, haverá apresentação do espetáculo de dança Telúrica, de Silvia Wya Poty.

Programação

Confira abaixo a programação do encontro CAB+10: O caminho adiante.

22 de novembro
10:00    Diálogos em Humanidade
11:30    Almoço / Encontro com Prefeitos eleitos/reeleitos da BP3
16:00     Credenciamento / Café de recepção
17:00     Início do evento: Espetáculo Telúrica – Silvia Wya Poty
18:00     Homenagem 10 Anos de CAB
18:40     Formação da mesa de honra
19:00    Hino Nacional Brasileiro e Paraguaio
19:20    Fala das autoridades
20:00    Palestra Magna - André Trigueiro
21:10    Apresentação Guilherme Arantes

23 de novembro
08:00 – Apresentação metodológica do dia, que abordará as temáticas:
- O novo modo de ser e sentir para sustentabilidade
- Alimentação e Produção Sustentável
- Cuidado com o Solo, Água e Biodiversidade
- Diversidade e Segmentos Sociais

08:15 Tema 1 – UM NOVO MODO DE SER E SENTIR PARA SUSTENTABILIDADE
10:00 Tema 2 – ALIMENTAÇÃO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
11:45 Premiação Concurso Ecopedagogia
12:00 Almoço
13:30 Premiação do Concurso Mascote, Bandeira e Letra do Hino dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu
13:45 Tema 3 – CUIDADO COM O SOLO, AGUA E BIODIVERSIDADE
15: 30 Tema 4 – DIVERSIDADE E SEGMENTOS ESPECIAIS
17:15 Compromisso institucional para a sustentabilidade
18:00    Encerramento
18:30    Show dos gaiteiros regionais
18:50    Show de encerramento: Família Lima