Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Meia Maratona das Cataratas tem recorde de inscritos
Tamanho da letra
04/07/2012

A quatro dias da prova, a 6ª Meia Maratona das Cataratas, que será disputada neste domingo, em Foz do Iguaçu, se consolida como a mais concorrida entre todas as edições.

Até esta quarta-feira, dia 04, 2.250 atletas haviam confirmado inscrição para encarar o desafio de 21,1 quilômetros.  O número de inscrições, que é recorde absoluto, poderá aumentar ainda mais até o dia da prova.

O percurso será disputado no Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das novas sete maravilhas da natureza, atração turística que o Brasil divide com a Argentina.

Participação
A Meia Maratona vem crescendo ano a ano. são quase 500 atletas a mais do que em 2011, quando houve 1.736 participantes. Em 2010, a prova atraiu 1.054 atletas; em 2009, 1.035; e em 2008, 759. A primeira edição, em 2007, teve 514 participantes.

Este ano, o pelotão de elite será reforçado por atletas do Brasil, de Portugal e por africanos do Quênia, Etiópia e Tanzânia, que sempre se saem bem nesse tipo de disputas.

O vencedor da Maratona de São Paulo, o paulista Solonei Rocha da Silva, de 30 anos, que no ano passado ficou em segundo lugar, também confirmou participação. Em disputa estarão prêmios que somam R$ 60 mil.

Africanos
Na categoria feminino, a queniana Dorcas Jepchirchir Kiptarus tenta o terceiro título seguido na Meia das Cataratas. A atleta ainda é dona do recorde da prova, com o tempo de 1h13min31s, registrado em 2011.

Ela vai competir com a compatriota Paskalia Chepkorir Kipkoech, vencedora da São Silvestre de 2009 e da Prova Rústica Tiradentes, disputada em Maringá, em abril de 2012.

Entre os homens, Abraham Kiplagat, de 24 anos, é considerado uma das grandes promessas do atletismo do Quênia. Ele tem no currículo o primeiro lugar na Corrida Bank Eldored e na Mimiias Track.

Na Prova Rústica Tiradentes, disputada em Maringá, este ano, o etíope Shambel Tufa Jimma chegou em segundo lugar na Prova Rústica Tiradentes, disputada em Maringá.

Sua compatriota Shewaye Wolde Woldemeskel venceu, em maio deste ano, a Corrida Maria Zeferina Baldaia, em Sertãozinho, interior de São Paulo. Ela venceu ainda a corrida de 10 quilômetros de Contagem (MG).

Já o tanzaniano Nelson Priva Mbuya, da Tanzânia, foi segundo colocado na Corrida Pan-Americana, no Rio de Janeiro, e quinto colocado na Volta da Pampulha (MG). Este ano, venceu duas provas realizadas no Paraná: a Corrida 28 de Janeiro, em Apucarana, e a Corrida 15 de Fevereiro, em Cornélio Procópio. No feminino, a prova terá a tanzaniana Zaituni Jumanne Nkoki — terceira colocada na etapa de São José dos Campos do Circuito da Longevidade, no dia 1º de julho.

Portugal
Os três corredores portugueses que participam da prova - Jéssica de Barros Augusto, Rui Pedro Sá Alves da Silva e Luis Feiteira - têm experiência em provas internacionais de pista e de rua.

Jéssica, uma das favoritas na briga com as brasileiras e africanas, é recordista portuguesa na prova de 3.000 metros com obstáculos e vai disputar a maratona na Olimpíada de Londres, em agosto.

Rui Pedro, também classificado para disputar a maratona olímpica em Londres, é o atual campeão da Meia Maratona de Douro Vinhateiro. Luís Feiteira, por sua vez, é especialista em longas distâncias.

Cadeirantes
A edição deste ano da Meia Maratona das Cataratas terá mais uma novidade em relação às provas passadas, com a participação de dois atletas cadeirantes que representam a equipe Fila. Jaciel Antonio Paulino e Carlos Neves de Souza vêm a Foz do Iguaçu dispostos a aumentar o número de títulos conquistados.

Os atletas moram na cidade de Santos (SP) e, juntos, têm no currículo mais de 120 vitórias em 148 corridas disputadas.

A prova
A 6ª Meia Maratona das Cataratas, que leva o nome de “Troféu 100 Anos Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná”, é uma realização da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e do ICMBio — Parque Nacional do Iguaçu. A organização fica a cargo da Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte e da Yescom.

A promoção é da RPCTV, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da Caixa Econômica Federal, Fundo Iguaçu, Power Ade, Fila, Duty Free Shop e Mabu Hotéis & Resort. A prova tem supervisão e certificação da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Internacional de Atletismo, e Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua.

Serviço:
6ª Meia Maratona das Cataratas
“Troféu 100 Anos Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná”
Data: 8 de julho de 2012 – a partir das 8 horas
Premiação: R$ 60 mil
Nas redes sociais:
www.facebook.com/meiadascataratas
www.twitter.com/meiamaratona