Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Meia Maratona das Cataratas lota hotéis de Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
06/07/2012

Dos 2.285 atletas que participam neste domingo (08) da Meia Maratona das Cataratas, em Foz do Iguaçu, exatamente 2.005 são de fora. Eles representam 285 cidades do Brasil e do mundo, entre as quais as europeias Paris (França), Lisboa (Portugal) Barcelona e Madri (Espanha), além das capitais do Uruguai, Paraguai e Argentina, entre outras.

A vinda desses atletas, que normalmente trazem a família ou acompanhantes, concorreu para lotar desde quinta-feira (05) os hotéis de Foz do Iguaçu. Segundo o presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Mauro Sebastiany, a competição “cada vez se torna melhor para a economia da cidade”.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Foz (Sindhotéis), Carlos Silva, afirma que a prova “aumenta os ganhos dos estabelecimentos e dos trabalhadores, além de tornar o destino mais conhecido”. “Toda a cidade ganha e colhe os frutos”, completa o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Roni Carlos Temp.

Atualmente, a cidade tem aproximadamente 22 mil leitos de hotéis, a sexta maior estrutura do País, mas os investimentos em construção e ampliação permitirão a acomodação simultânea de 27 mil pessoas, em 2014, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Turismo.

Visibilidade
O movimento nos hotéis e restaurantes de Foz do Iguaçu também se reflete nos atrativos turísticos do Destino Iguaçu, como a usina de Itaipu e as compras em Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).
 
Para Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, a Meia Maratona das Cataratas faz parte da estratégia da Gestão Integrada do Turismo de apoiar ações para que o Destino Iguaçu ganhe ainda mais visibilidade, com repercussões positivas na mídia do Brasil e no exterior.
 
Números da prova
Os números deste ano confirmam o crescimento da Meia Maratona das Cataratas: são quase 500 atletas a mais do que na edição passada. Dos 2.285 inscritos, 26% são mulheres, segundo Tadeu Natálio, da Associação Pro-Correr, que organiza a competição. Ele informa ainda que o número de atletas de elite cresceu na mesma proporção: são 35 homens e 17 mulheres, contra cerca de 40 no total, em 2011.

Este ano, a principal novidade da prova é que a disputada será quase totalmente dentro do Parque Nacional do Iguaçu, num percurso de 21.097 metros. Tadeu Natálio afirma que a possibilidade de “correr em área totalmente preservada, com oxigênio puro e trajeto sem subidas, vai ratificar a condição da prova como vitrine no país e fora do Brasil”.

Quebra de recorde
As condições da prova, completa ainda, geram ainda mais expectativa de quebra de recordes, nas categorias masculina e feminina. Do Brasil, o pelotão de elite contará com oito dos 12 atletas mais bem colocados no ranking da Confederação, bem como quatro das dez melhores corredoras. Nas duas categorias, a disputa será mais intensa contra atletas africanos e portugueses.

Bombeiros
Como estará em disputa o “Troféu 100 Anos Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná”, em homenagem à corporação, vieram para a meia maratona 112 bombeiros de todo o Brasil. Eles vão se integrar aos demais corredores, mas concorrerão a troféus especiais.

A edição deste ano terá mais uma novidade em relação às provas passadas. Dois atletas cadeirantes - Jaciel Antonio Paulino e Carlos Neves de Souza, que ganharam 120 das 148 provas que disputaram, vêm de Santos para vencer o que consideram “o desafio mais fascinante”.

Apoio
Organizada pela Associação Pro-Correr, a 6ª Meia Maratona das Cataratas é uma realização da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e do ICMBio — Parque Nacional do Iguaçu. A promoção é da RPCTV, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da Caixa Econômica Federal, Fundo Iguaçu, Power Ade, Fila, Duty Free Shop e Mabu Hotéis & Resort.

A prova tem supervisão e certificação da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Internacional de Atletismo, e Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua.

Serviço

6ª Meia Maratona das Cataratas

“Troféu 100 Anos Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná”

Data: 8 de julho de 2012

Largadas:

7h30: atletas cadeirantes (Masculino e Feminino).

7h45: categoria Elite Feminino.

8h: pelotão de Elite Masculino, Categoria Geral, Categoria Atletas Elite Especial C e Categoria Atletas com Deficiência.

Premiação: R$ 60 mil

Entrada franca. Estacionamento gratuito até 9h30

www.meiamaratonadascataratas.com.br

 Meia das Cataratas nas redes sociais

www.facebook.com/meiadascataratas

www.twitter.com/