Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Mais uma anta nasce no Refúgio Biológico Bela Vista
Tamanho da letra
19/06/2013

O casal de antas Zefa e Pimpolho acaba de dar uma irmãzinha aos gêmeos nascidos há dois anos. No dia 28 de maio nasceu a pequena Amanda, a terceira cria da dupla. A caçula passa bem. Agora, são dez antas no plantel do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV).
    
Com o nascimento da nova mascote, aumenta a confiança no trabalho de reprodução em cativeiro desenvolvido pela equipe do RBV e cresce a perspectiva de ajudar a devolver à natureza essa espécie já ameaçada.


    
“O nascimento de mais um exemplar de anta reforça nossa esperança de ver a espécie se estabilizando na natureza”, comemora a bióloga Rosana Pinto de Almeida, da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD).
    
Amada e Bio
   
A reprodução de antas no RBV ficou famosa em 2011, depois que Zefa deu cria a um casal de gêmeos, Amada e Bio, algo que, de tão raro, não encontrou paralelo nas pesquisas dos profissionais do local.
   
Por ser mais fraca que o irmão, Amada precisou de cuidados especiais logo após o nascimento. Hoje, com quase dois anos de vida, os gêmeos estão ótimos. Agora, com o nascimento de Amanda, Bio teve de ser separado dos pais.
 
Reprodução em cativeiro
      
O RBV vem se tornando referência quando o assunto é reprodução em cativeiro de algumas espécies. “Claro que temos nossas limitações, mas procuramos deixar o ambiente o mais próximo da realidade, utilizando algumas técnicas de enriquecimento ambiental”, explica Rosana. “Cuidamos muito da alimentação e todos os animais recebem tratamento médico veterinário e preventivo”.