Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Mais lucro: valores humanos na construção da empresa
Tamanho da letra
07/03/2006

Há mais de cinco mil anos, o mundo dos negócios se baseia sobre o lucro. A partir da segunda metade do século XX, com a globalização, isto se torna avassalador, principalmente porque os países mais poderosos passam a ditar leis comerciais férreas a seu favor, sem que os mais pobres possam se defender. Mais lucro: Valores humanos na construção da empresa (Editora José Olympio), de Rose Marie Muraro, que será lançado nesta quinta-feira, dia 9, às 18h30, no CIETP, em Curitiba, com apoio da FIEP-PR, Banco Real e Itaipu Binacional, compõe-se de um breve resumo teórico e é basicamente a compilação de testemunhos de alguns dos mais importantes empresários brasileiros, que colocaram os valores humanos acima da busca do lucro a qualquer preço. 

 

Entre os entrevistados, estão Fábio Barbosa, presidente do Banco Real, com 28 mil funcionários, dos quais 96% se orgulham de serem dirigidos por ele; Rodrigo da Rocha Loures, diretor na Nutrimental, que hoje tenta espalhar os valores humanos por 26 mil firmas da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), da qual é diretor-presidente; Ricardo Young, presidente do Yázigi e um dos fundadores do Instituto Ethos, que congrega mais de mil firmas paulistas. Gleisi Hoffmann, diretora financeira da Itaipu Binacional, a segunda estatal mais poderosa do Brasil, que em dois anos causou uma revolução comportamental no Paraná; e assim por diante.

 

Durante o lançamento, os entrevistados se reúnem para um bate-papo com a autora sobre o tema central do livro. Na seqüência, será realizada uma sessão de autógrafos. A participação é aberta ao público.

 

Livro

 

Os valores humanos agregam os valores femininos e masculinos, uma vez que o humano é feminino e masculino. Tanto os valores femininos quanto os masculinos podem ser encarnados em algumas épocas da história por homens ou mulheres.

 

Valores femininos são aqueles que apontam para a proteção da vida e da natureza, a solidariedade, a posse comum de todos os bens etc.; e valores masculinos são os de competição pela busca de poder, de progresso tecnológico, de criatividade, mas que quando deixados a si mesmos, sem estarem integrados com os valores femininos, podem levar à guerra e à violência.

 

Durante dez mil anos, esses valores foram vividos por homens e mulheres (estas, de maneira passiva). Só hoje, quando a mulher volta para o mundo público, depois de um afastamento de milhares de anos, é que ela assume identidade própria e, assim, os valores masculinos e femininos passam a interagir, criando um novo sistema simbólico não só do homem, mas do homem e da mulher juntos – como vimos nos exemplos brasileiros que acabamos de citar.

 

Os empresários entrevistados por Rose Marie Muraro souberam integrar ambos os valores, tornando a gestão de suas empresas mais humana. E muito mais lucrativa do que as empresas convencionais. Alguns deles, com a colaboração de seus empregados e fornecedores, foram capazes de pagar dívidas que os estavam levando à falência, o que começou no início dos anos 90, com a abertura precipitada do sistema produtivo brasileiro ao mercado internacional.

 

A tese central de Mais lucro: Valores humanos na construção da empresa é a de que a destruição do meio ambiente está sendo feita pelo sistema produtivo e pode também ser revertida por ele, quase sem custos e tornando as empresas muito mais lucrativas, caso seja possível mudar a mentalidade dos agentes produtivos (empregadores e empregados), a fim de valorizarem a vida e não priorizar o interesse próprio. Por isso, voltamos a afirmar que este não é um livro convencional, mas procura ser um trabalho transformador. Pelos novos conceitos que traz, Mais lucro: Valores humanos na construção da empresa trata de uma das mais revolucionárias concepções de gestão de que temos notícias – toda ela concebida e vivida no Brasil.

 

Sobre a autora

 

Rose Marie Muraro é uma das mais renomadas escritoras brasileiras, autora de 26 livros é também editora com 1.600 títulos publicados. Foi considerada uma das mulheres do século XX e é cidadã honorária de São Paulo e de Brasília. Seu trabalho tem repercussão nacional e internacional. 

 

Serviço

  

Livro:  Mais Lucro: Valores humanos na construção da empresa       

Lançamento: 9 março de 2006

Horário: 18h30

Local: Sala de Convenções CIETEP Av. Comendador Franco, 1.341 Jardim Botânico – Curitiba - PR

 

Informações Técnicas

 

Autora: Rose Marie Muraro

Preço: R$ 35,00

Páginas: 252

ISBN: 85-03-00933-1

Capa: Isabella Perotta/Hybris Design

Formato: 16 x 23cm

                                                                 

Mais informações para a imprensa:

 

Patrícia Pinheiro (41) 3321-4246 ou (41) 9187-5166