Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Lula inaugura campus do IFPR
Tamanho da letra
04/02/2010

O presidente Lula inaugurou, na última segunda-feira (1º), em Brasília, 78 novas unidades da rede de escolas tecnológicas federais – entre elas, o campus de Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O campus foi construído em área doada pela Itaipu, onde antes ficava o extinto Floresta Clube, na Vila A. O Paraná ainda teve mais dois campi oficialmente inaugurados, um em Londrina e outro em Paranaguá. As escolas fazem parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, implantada em 2005.

 

 
Cerimônia de inauguração em Brasília: à direita do presidente Lula, Alípio Leal, reitor do IFPR;
 à esquerda, a ministra Dilma Roussef, 
da Casa Civil, e Irineu Colombo, 
diretor-geral do campus do IFPR em Foz.

 

A relação da Itaipu com o IFPR é semelhante à mantida pela empresa com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Desde o início a binacional apoiou a instalação do instituto em Foz do Iguaçu. Além de ceder terreno para a construção da sede própria da escola, ainda abrigou provisoriamente o instituto no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). E foi lá que, em 2008, o IFPR iniciou suas atividades no município, com a oferta do curso técnico em Aquicultura.

 

A obra de reforma e ampliação do campus próprio só deve ser totalmente concluída em maio deste ano. No entanto, já no final de outubro de 2009 todas as turmas foram transferidas do PTI para as novas instalações – que agradaram em cheio. “Posso dizer que, em comparação a outros empreendimentos semelhantes no Brasil, somos privilegiados, pois a área é muito boa, bem localizada e espaçosa”, ressalta o professor Irineu Mario Colombo, diretor-geral do IFPR em Foz do Iguaçu. “Agora enfrentamos um ‘bom’ problema: adequar uma estrutura desse tamanho às nossas necessidades atuais”, revela o diretor.

  
O IFPR oferece educação profissional com o objetivo de qualificar jovens e adultos, com qualquer nível de escolaridade. O instituto é voltado à inserção no mercado de trabalho e também à melhora do desempenho no exercício de atividades profissionais. Em Foz, atualmente há três turmas do curso técnico em Aquicultura e uma em Informática. As aulas recomeçam no próximo dia 22. Segundo Colombo, ainda este ano serão abertos os cursos técnicos de Cozinha e de Construção Civil. “Depois disso, os próximos passos dependem do governo federal”, afirma.

 

 
A Itaipu cedeu a área do antigo Floresta Clube 
para o IFPR construir seu campus em Foz do Iguaçu.

 

 

Tributo a Saramago

Se a Unila teve no Portal do Conhecimento (escultura em mármore instalada próximo à barreira de controle) um monumento para simbolizar o apoio da Itaipu à universidade, o IFPR também terá arte para lembrar sua parceria com a binacional. O escultor Alfi Vivern, autor do Portal do Conhecimento, está em sua oficina em Curitiba fazendo a obra que, por enquanto, tem o nome de “Mão de Saramago”. Próximo dela será instalado um mosaico com o perfil de José Saramago, feito pela iguaçuense Adriana Tavares.

 

O tributo ao escritor português não é por acaso. Segundo Colombo, ao cursar e exercer o ofício de serralheiro e, mais tarde, tonar-se expoente na literatura mundial, Saramago sintetizou em vida o que o IFPR busca difundir em sala de aula. “Ele é símbolo desta indissociabilidade do saber, ser e fazer”, afirma Colombo. A pedido da instituição, o escritor escreveu uma frase para uso junto ao monumento que será erguido em sua homenagem: “Trabalhar com as mãos ensina muito”.

 

Escultura e mosaico ficarão em uma pracinha, ao lado da entrada principal do campus, projetada pelo arquiteto Eduardo Pavan, da Itaipu. Elas serão inauguradas no dia 26 de março, em solenidade que deve contar com a presença do Ministro da Educação, Fernando Haddad.