Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Licitação para construção da Unila atrai 12 empresas
Tamanho da letra
09/03/2011

A licitação para a construção da primeira etapa do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, atraiu doze das principais empresas e consórcios do País. Os envelopes com as propostas e a documentação foram entregues na última sexta-feira (4), em sessão pública realizada no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu.

“Estamos extremamente satisfeitos. Desde o lançamento do edital, até agora, tudo ocorreu de forma muito tranquila, o que nos deixa muito otimistas. Daqui para frente, teremos muito trabalho”, avaliou o pró-reitor de Planejamento e Administração da Unila, Paulino Motter, que também é presidente da comissão especial de licitação.

Ainda na sexta-feira, a comissão de licitação analisou toda a documentação para conferir se as empresas estão habilitadas para seguir no processo. Em seguida, foi marcada uma nova audiência, para divulgação do nome das empresas habilitadas e análise das propostas.

Obras

A primeira etapa das obras prevê investimentos de R$ 284,8 milhões para a construção do prédio central, de 23 andares, das salas de aula e do restaurante, em área de 45 hectares doada pela Itaipu. O prazo para construção, após a assinatura da ordem de serviço, é de 23 meses.

Para participar da licitação, o edital exige como pré-requisito que a empresa tenha experiência comprovada em grandes obras, com execução de itens específicos. Entre eles, área total construída de no mínimo 35 mil metros quadrados em um único contrato; execução de estrutura de concreto armado com material de alta resistência; construção de vão livre de no mínimo 25 metros; e execução de sistema de esgoto a vácuo.

A biblioteca – que também faz parte da primeira etapa das obras – terá uma licitação específica, com valor de R$ 40 milhões e recursos do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem). O teatro e o prédio de laboratórios serão licitados numa segunda fase. Quando estiver concluído, o campus da Unila terá capacidade para atender 10 mil estudantes.