Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Latinoware tornou Foz capital do software livre
Tamanho da letra
26/10/2009

Durante três dias, Foz do Iguaçu foi a capital latino-americana do software livre. De quinta a sábado, a Latinoware 2009 reuniu 4 mil pessoas, que participaram de palestras, além de 40 cursos e mini-cursos ao setor, ministrados por especialistas de diversas partes do mundo.

 


A Latinoware 2009 foi realizada nas instalações do Parque Tecnológico Itaipu
O público pôde conhecer as principais novidades tecnológicas, os novos programas e produtos em software livre lançados no mercado, as tendências mundiais do open source (código aberto) e a aplicação prática desses sistemas abertos e cooperativos em favor  da sociedade, como saúde e educação, por meio de aplicativos de gestão administrativa.

 

Druppal em Itaipu 

 

E até o JIE foi tema de palestra. Homero de Cuffa, analista de sistemas da Itaipu, contou como foi o processo de migração do programa FrontPage, utilizado para gerenciar o conteúdo do JIE, da Intranet e do portal da Itaipu na Internet, entre outras necessidades, para o programa Drupal. 

Primeiro, os analistas definiram que a ferramenta a ser utilizada deveria ser livre e segura (tanto na auditoria como na autenticação), ter um editor de texto, permitir diferentes regras para os logins e capacidade de gerenciar os conteúdos reutilizados e duplicados na época.

Depois de pesquisa e testes, as opções ficaram entre o Drupal e o Xoops. “Criamos critérios de desempate, levando em conta a nossa necessidade de internacionalização, conexão com banco de dados e qualidade do código. A solução mais adequada encontrada pela equipe foi o Drupal”, explicou Homero.
     

Em celulares

 

 
Em mini-cursos, a oportunidade de aprender com especialistas do mundo todo
Cada vez mais o software livre vem ganhando espaço não só em computadores como também em dispositivos móveis. Nem a forte chuva espantou os participantes que lotaram uma das salas do evento para a palestra sobre desenvolvimento de aplicações Web para celulares, ministrada pelo desenvolvedor Alexandre dos Santos.

  

Durante a palestra, ele comentou os principais desafios e vantagens das aplicações nesta área inovadora da computação e lembrou da carência do desenvolvimento nacional na área. “O Brasil ainda está atrasado cerca de seis anos em comparação com outros países mais desenvolvidos”, comentou.

      

Os dispositivos baseados em Linux são bastante populares na Ásia, mas até agora não tiveram muito êxito na Europa ou nos Estados Unidos. Só na Ásia, por exemplo, a Motorola vendeu mais de 3 milhões de celulares baseados na tecnologia Linux.