Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Latinoware: Governo Federal anuncia preferência por softwares livres
Tamanho da letra
16/10/2013

O governo federal vai lançar nesta sexta-feira (18) um decreto obrigando que todos os programas usados na administração pública federal – direta ou autarquias – sejam baseados em software livre. O anúncio foi feito em primeira mão pelo diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, na abertura da 10ª Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware), na tarde desta quarta-feira (16), no Cineteatro dos Barrageiros, em Foz do Iguaçu. A conferência segue até sexta-feira (18).

"Hoje é um dia histórico para os defensores de software livre e eu faço questão de divulgar aqui, para a comunidade", disse Mazoni. De acordo com ele, a exigência é que os softwares sejam auditáveis, ou seja, que se possa desmontá-los e verificar se eles estão fazendo exatamente o que devem fazer ou se, por exemplo, há algum programa malicioso instalado. Um dos sistemas que já usam o software livre é o Imposto de Renda, baseado no Demoiselle Framework, além de outros para a Previdência Social e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Na segunda-feira (14), a Presidência da República já tinha anunciado o uso do Expresso V3, um sistema de e-mails baseado em código aberto que, até 2014, deve predominar na administração pública federal. As medidas têm o objetivo de reforçar a segurança virtual e reduzir o risco da espionagem em mensagens oficiais.
      
Tecnologia libertadora

Na solenidade de abertura do evento, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, deu as boas-vindas aos participantes, que lotaram o Cineteatro dos Barrageiros. Ele lembrou o aniversário de 40 anos de Itaipu, em 2014, e a revolução pela qual a tecnologia da informação passou neste período. “A tecnologia é libertadora e devemos protegê-la. Não há nada melhor que o software livre para fazer isso”, disse.

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Tecnologia a Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite, um software livre usado no atendimento do Detran, na Internet, já evitou que mais de um milhão de pessoas precisassem ser atendidas no balcão.

Juan Carlos Sotuyo, diretor-presidente da Fundação PTI, falou sobre a criação do Centro de Tecnologia Livre da América Latina (Celac), sediado no parque, que vai permitir a criação colaborativa de novos programas.

Em sua décima edição, a Latinoware já é considerada um dos maiores eventos sobre software livre da América Latina, reunindo 4.560 participantes de 18 países, entre especialistas, curiosos, estudantes e profissionais da informática. Serão 150 atividades em cerca de 320 horas de programação de palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos.

Mundo dos negócios

Os debates sobre a privacidade nas telecomunicações devem priorizar a programação da 10ª Latinoware, mas temas como educação e mundo dos negócios também estarão entre os destaques. “Trouxemos algumas palestras que falam sobre como ganhar dinheiro”, explica um dos organizadores do Latinoware, Marcos Siríaco Martins (SIPS.GG).
             
São palestras e workshops com temas como marketing, planejamento de negócios, inovação, captação de recursos e parceiros, entre outros. Um exemplo é o programa Sebraetec, que vai investir R$ 700 milhões em inovação nos pequenos negócios no Brasil.

Na área da educação serão apresentadas algumas iniciativas que mostram como a tecnologia da informação, especialmente aquela baseada em ferramentas abertas, pode inspirar os jovens estudantes a se interessar pela ciência.