Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Latinoware 2012 já tem mais de 3,8 mil inscritos
Tamanho da letra
09/10/2012

Participantes de quase todos os estados brasileiros, além de países como Argentina, Paraguai, Itália e Reino Unido, garantiram a sua inscrição para a nona edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2012), que acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR). O encontro tem mais de 3,8 mil inscritos.
 
A Latinoware é promovida pela Itaipu Binacional e pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) – Brasil, com o apoio da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Dataprev, do Google e da empresa Dextra.
 
O encontroconsiderado um dos maiores do gênero na América Latina – deve reunir estudantes, profissionais e especialistas de diversas áreas da tecnologia. Entre as personalidades confirmadas estão Jon “Maddog” Hall, presidente da Linux International; Frank Karlitschek, fundador da OwnCloud Inc. e um dos maiores especialistas mundiais em computação em nuvem (cloud computing); e Ron Minnich, engenheiro de software da Google.
 
Além de uma vasta programação de palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos sobre temas ligados às tecnologias da informação e da comunicação, outros eventos paralelos estão previstos, além de um espaço de exposição para as comunidades de software livre divulgarem os seus principais produtos e serviços.
 
Entre os assuntos discutidos estarão temas como segurança e infraestrutura, geoprocessamento, linguagens e frameworks, gráficos e multimídia, educação, robótica, cultura e sociedade, banco de dados, negócios, políticas públicas e dispositivos móveis.

Na área de geoprocessamentouma das que mais avançaram nos últimos anos com o uso de software livre – o destaque fica por conta da presença do palestrante internacional Jody Garnnet, membro fundador da Open Source Geospatial. Além disso, em um dos minicursos, Wille Marcel e Djavan Fagundes irão coordenar os participantes na montagem de um Mapfest do evento, apontando pontos de localização na Usina de Itaipu.
   
Populares na Internet, Paulo “Kretcheu” (que produz vídeos com aulas de programação) e André Noel (autor de tirinhas que retratam o cotidiano do profissional da área no site Vida de Programador) também vão se apresentar durante o evento e contar sobre o trabalho acompanhado por milhares de seguidores de todo o Brasil.
 
Para os “gamers” presentes, Julian Fernandes irá detalhar as novidades e os avanços das plataformas livres para o desenvolvimento de jogos e que prometem fazer de 2013 o ano dos games no Linux. Outra atração será o projeto Raspberry Pi, o computador de placa única comercializado a partir de 25 dólares nos Estados Unidos, que será apresentado por Claudimir Zavalik durante o evento.
   
Diversas comunidades de software livre e representantes de diferentes linhas de atuação devem promover encontros durante o evento, que inclusive vai ter um espaço especialmente dedicado às mulheres, consideradas minoria na área. Em uma das mesas-redondas, os grupos Mulheres na Tecnologia (MNT) e Nerds de Batom terão como pauta a luta pela causa feminina e contra o preconceito existente no setor.
 
As inscrições podem ser realizadas no site do evento: www.latinoware.org.