Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Jorge Samek é indicado à vice-presidência da mesa diretora do Codefoz
Tamanho da letra
11/01/2013

O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, foi indicado a vice-presidente na chapa única que concorrerá à mesa diretora do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz). O nome do diretor foi apresentado nesta quarta-feira (9), durante a primeira reunião do conselho, na Associação Comercial de Foz do Iguaçu (Acifi).
   
A votação acontecerá no dia 20 de fevereiro. Os eleitos terão mandato de um ano, com a possibilidade de uma reeleição. Fazem parte da chapa também o empresário Danilo Vendrúscolo, como presidente, e o secretário municipal de Turismo, Jaime Nascimento, como secretário.
 
Samek destacou que a proposta principal do Codefoz é ouvir as mais diversas entidades locais para desenvolver projetos viáveis de desenvolvimento. “Esse conselho reunirá academias, empresários e trabalhadores para pensar o futuro de Foz. Isso é de uma riqueza extraordinária. Tenho certeza de que aqui surgirão as melhores idéias. Todo mundo trabalhará na mesma direção e na mesma intensidade.”
 
Para o diretor, com o Codefoz a região “dará um grande salto”. “Temos esta certeza porque várias cidades do Paraná, do Brasil e do mundo progrediram em qualidade, planejamento e utilização de seus recursos com a ajuda dos conselhos. Um exemplo bem próximo a nós é Maringá”.
   
No entendimento de Samek, esse grupo ajudará muito na gestão municipal, pois o prefeito receberá um grande secretariado, e todos os integrantes trabalharão voluntariamente.
 
Gestão participativa
     

O prefeito Reni Pereira, convidado para ser o presidente de honra do Codefoz, também participou da reunião. Para o novo mandatário municipal, o conselho auxiliará a prefeitura nas decisões, elaboração de projetos e economia de energia, tempo e recursos. “Com o apoio do Codefoz teremos um processo de desenvolvimento econômico muito mais acelerado do que se o município o fizesse isoladamente”.
 
Para Reni Pereira, o conselho auxiliará a prefeitura nas decisões, elaboração de projetos e economia de energia, tempo e recursos. À direita do prefeito, Ivone Barofaldi, vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Socioeconômico.

Codefoz
 
O Codefoz foi criado por meio de um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores e reúne 31 entidades iguaçuenses. O papel do conselho será o de pensar e sugerir projetos e ações para o desenvolvimento econômico da cidade. Uma das primeiras iniciativas propostas será a realização do censo econômico de Foz. O último foi feito pela Acifi, em 2002.
 
O segundo projeto será a revitalização da Ponte da Amizade, entre Brasil e Paraguai. O Codefoz fará o projeto executivo, cujo valor é estimado em R$ 150 mil. Ele prevê a iluminação, pintura e paisagismo da ponte. Caberá ao grupo buscar recursos em Brasília, na ordem de R$ 12 milhões, para a execução da obra. A revitalização integra o Projeto Beira Foz.
 
O conselho também promoverá o Projeto Fórum Foz 2030, que apresentará estudos para o planejamento da cidade nas próximas décadas.