Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Janeiro histórico também no turismo na Itaipu
Tamanho da letra
03/02/2011

Desde junho de 2007, quando começou a cobrança para a entrada de turistas pela margem esquerda da binacional, a usina nunca registrou tantos visitantes no período de um mês como em janeiro de 2011, quando 53.936 pessoas passaram pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI).

A diferença em relação ao recorde mensal anterior, de janeiro de 2010, é mínima: 53.928 visitantes estiveram na Itaipu no mesmo período do ano passado, um número 0,015% menor em comparação a 2011. A nova marca, contudo, sinaliza a consolidação do bom momento vivido pelo setor nos últimos meses.
      

Dos quase 54 mil visitantes que passaram por Itaipu no último mês, aproximadamente 86% são brasileiros. Destes, 6% vieram de municípios lindeiros. Já entre os países do Mercosul, os argentinos representaram 70% dos visitantes. Em seguida vieram os paraguaios, com 20% do total.

    
O primeiro mês do ano é tradicionalmente o que registra o maior número de turistas em Foz do Iguaçu. O principal motivo é a alta temporada de férias no Brasil e na Argentina. Por isso, Itaipu não foi a única recordista.

O Parque Nacional do Iguaçu (PNI) recebeu 182.554 turistas em janeiro, número 13,3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado e nova marca máxima mensal da principal atração da região.

Expectativa
    
A expectativa é que, no decorrer de 2011, o número de visitas continue aumentando, para que a meta de crescimento de 5% ao ano seja novamente alcançada. As previsões são otimistas. “Acreditamos que esse vai ser um ano muito bom e que vamos atingir as metas previstas”, diz o gerente comercial do CTI, Guilherme Tell Laurino.