Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Itaipu vai ter ônibus double-deck para visitantes
Tamanho da letra
28/07/2009

O visitante de Itaipu terá um motivo a mais para se encantar com a hidrelétrica neste final de semana. A partir de sábado (1º de agosto), cinco novos ônibus double-deck, de dois andares, passam a atender o Complexo Turístico Itaipu. Paisagens como o vertedouro, a barragem de concreto ou o reservatório, antes esprimidas pelas janelinhas dos ônibus convencionais, agora vão aparecer panorâmicas pelas janelas dos novos ônibus.  

 


O novo ônibus em frente ao vertedouro
Segundo o gerente de Operações da Fundação PTI, Cleiton Perutti Hermes, responsável pela coordenação do complexo turístico, antes de adquirir a frota foi feita uma consulta para saber qual tipo de veículo melhor atenderia as necessidades da área turística de Itaipu. Devido às diversas visões panorâmicas que passam pela janela, o double-deck se encaixou perfeitamente.

              
“Os ônibus vão melhorar o atendimento aos turistas de Itaipu”, informou Cleiton. São 53 poltronas no andar superior e outras 14 no inferior, com espaço para dois cadeirantes e acompanhantes. Para receber as pessoas com deficiência física, o ônibus conta com um sistema de ar que rebaixa um dos lados, facilitando o acesso.
       


Os novos ônibus já estão sendo testados desde a semana passada
O texto falado pelos guias, em português, pode ser ouvido em outros cinco idiomas (espanhol, inglês, francês, alemão e chinês) pelos fones de ouvido. Dentro do veículo, dois monitores de LCD vão transmitir animações e outras informações sobre os pontos visitados.

     
Para conduzir os double-decks, a FPTI abriu processo seletivo e aumentou para 19 seu quadro de motoristas. “O ônibus é um verdadeiro robô”, se entusiasma o motorista recém-contratado Adilson Simões Amaral, se referindo aos 15 computadores de bordo que ajudam na condução do veículo. Foram comprados, além dos double-decks, outros três ônibus urbanos, usados para o transporte dos alunos do PTI, e três micro-ônibus, utilizados nas visitas especiais.