Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Itaipu vai apoiar 2º Encontro Mundial dos Blogueiros em Foz
Tamanho da letra
29/10/2011

O sucesso do 1º Encontro Mundial dos Blogueiros, realizado de 27 a 29 de outubro em Foz do Iguaçu, garantiu o anúncio da segunda edição do evento: será em novembro de 2012, também em Foz. A expectativa é aumentar ainda mais o número de participantes e abrir a pauta de discussões sobre a democratrização da informação na internet.
     
“Itaipu teve um papel republicano, nos ajudando a organizar o evento e sem interferir no que foi debatido aqui”, elogiou Altamiro Borges, o Miro, presidente do Centro de Estudos Barão de Itararé, um dos organizadores do encontro. “Queremos agradecer pelo apoio também ao segundo encontro”.
         
“Vocês estão em um espaço histórico para nós”, disse o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, em referência ao Cineteatro Barrageiro, principal ponto de encontro dos homens que construíram a hidrelétrica nos anos 70 e 80. Piolla também destacou Foz do Iguaçu como um dos principais destinos turístico do mundo.
   
Blogueiros em Foz
 
O encontro reuniu em Foz do Iguaçu, 468 participantes efetivos (654 pessoas haviam feito a inscrição), de 23 países e 17 estados brasileiros. Dos participantes, 250 foram de Foz do Iguaçu, entre estudantes da Universidade Federal da integração Latino-americana (Unila), do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), além de jornalistas e blogueiros da região.       
       
No último dia do evento, foi lida a Carta de Foz do Iguaçu, com sugestões para tornar a internet mais democrática e universal. A carta foi redigida por uma comissão de 50 pessoas, entre organizadores do evento, convidados internacionais, blogueiros e entidades sociais. Ela foi aprovada de forma unânime na última plenária e será levada para o próximo encontro, em 2012.
    
Entre os principais itens, a carta sugere a criação de novos marcos regulatórios de comunicação, o acesso universal à banda larga de qualidade garantido pelo Estado, a luta contra qualquer censura na internet, entre outros consensos do encontro.
       
Última plenária
 
O debate “A luta pela liberdade de expressão e pela democratização da comunicação” reuniu ministros e autoridades do Brasil, Venezuela, Argentina e Peru. No sábado, antes do último debate, foram apresentados painéis sobre as experiências na América Latina e no Brasil.
     
A ministra das Comunicações do Peru, Blanca Josales, falou da experiência do país da   criação de observatórios de comunicação para garantir a qualidade da informação. “Com vontade política se abre muitas portas mesmo em um país de recursos limitados”, afirmou.
     
Damian Loreti, integrante da comissão que elaborou a Ley de Medios, da Argentina, explicou como a participação popular foi importante para a criação da lei. “É dever do estado defender o pluralismo e a diversidade nas comunicações”, concluiu.
 
Já o ex-ministro das Comunicações da Venezuela, Jesse Chacón, defendeu a comunicação como um direito humano e uma ferramenta fundamental para transformar a sociedade. “Se queremos uma sociedade com pensamento plural, temos que ter a mídia também com pensamento plural”.
   
#BlogMundoFoz e #votecataratas
   
Durante os três dias do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, fervilharam no Twitter mensagens com as tags do encontro e da campanha Vote Cataratas. Por um erro no site do Twitter, as tags não foram registradas e acabaram não entrando nos Trending Topics, os assuntos mais discutidos do Twitter.
        
Ainda assim, o encontro e a campanha ganharam muitos seguidores e, a poucos dias do final da campanha para fazer das Cataratas do Iguaçu uma das novas sete maravilhas da natureza, milhares de “tuiteiros” e “blogueiros” abraçaram a ideia, postando com a tag #votecataratas.