Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu terá vertimento mínimo a partir desta terça-feira (14) e deve manter vertedouro aberto no feriado
Tamanho da letra
14/11/2023

Com o nível da cota do reservatório na hidrelétrica de Itaipu acima de 220,43, e a afluência próxima à geração, a usina vai voltar a abrir o vertedouro nesta terça-feira (14) e deve mantê-lo aberto na quarta-feira (15), Feriado da Proclamação da República. O escoamento do excedente de água não usada na geração de energia será o mínimo possível, de acordo com os técnicos da usina.


Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Não há previsão de aumento significativo do nível do Rio Paraná abaixo de Itaipu causado pelo vertimento, que será feito pela calha direita, numa estimativa de liberação de 900 metros cúbicos de água por segundo (m³/s).

Para o turismo de Itaipu, o vertedouro aberto é sempre um atrativo a mais, uma oportunidade de assistir ao espetáculo das águas na maior usina em geração de energia acumulada do planeta. O Complexo Turístico Itaipu (CTI), que opera o serviço, colocará ônibus extras para os passeios, caso haja necessidade.

De acordo com os técnicos, o reservatório da usina está no seu limite devido às chuvas registradas nas últimas semanas, apesar de o vertedouro ter ficado aberto por onze dias. A tendência é que o vertedouro seja fechado na quinta-feira (16).  A previsão é que a afluência média ao reservatório é de 12 mil m³/s, e o aproveitamento máximo para gerar energia é um pouco menor do que isso.

Desde o dia 28 de outubro, a Itaipu mobilizou a Comissão Especial de Cheia (CEC) para adotar estratégias de operação, garantir a segurança da barragem e prestar assistência às famílias atingidas pelas inundações no lado paraguaio da fronteira do Brasil com o Paraguai. Famílias continuam em albergues mantidos pela Itaipu, aguardando a situação se normalizar para voltar para casa. A CEC permanecerá ativa até que o ponto do Rio Paraná na região da Ponte da Amizade baixe para a cota 108 metros acima do nível do mar.

A atenção se volta novamente para o Rio Iguaçu, acima das Cataratas do Iguaçu, por onde o Iguaçu passa e desagua no Rio Paraná.  Há previsão de chuvas fortes na bacia dos dois rios e também localizadas durante toda a semana. 

A usina de Itaipu é uma hidrelétrica que funciona a fio d'água, com um reservatório pequeno proporcionalmente à sua capacidade de produção de energia elétrica. A água que chega das cerca de 55 usinas localizadas a montante(acima) do Rio Paraná é usada para a geração de energia. Ela só escoa o excedente, quando há necessidade.

O vertedouro de Itaipu tem três calhas (esquerda, central e direita) e 14 comportas. Ele tem como função descarregar toda a água não utilizada para geração e que não pode ser armazenada no reservatório da usina. A capacidade máxima de descarga do vertedouro é de 62,2 mil m³/s, 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu.