Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Itaipu supera produção acumulada de 2012
Tamanho da letra
20/03/2013

Mesmo com um dia a menos do que em 2012, por causa do calendário bissexto, e com um panorama hidrológico menos favorável, a usina de Itaipu superou, de janeiro a 19 de março deste ano, a produção acumulada em igual período do ano passado.

A virada sobre 2012 foi exatamente às 23h04 desta terça-feira, dia 19, quando os painéis da Sala de Supervisão e Controle da usina mostravam uma geração total de 21.450 megawatts-hora (MWh).

A outra boa notícia é que, com a chegada de mais água dos rios do Paraná, em especial o Piquiri, o Ivai e o Tibagi, Itaipu também vem recuperando o nível de seu reservatório.

A usina estava operando na manhã desta quarta-feira, dia 20, na cota 219,40 metros acima do nível do mar, faixa operativa normal.

Tanto na abundância de recursos hídricos quanto nas fases de escassez, a área técnica de Itaipu está se especializando cada vez mais no aproveitamento otimizado de sua principal matéria-prima. É a chamada “dança com as águas”, um sincronismo entre produção e manutenção para a otimização do uso da água para gerar energia.

Desde o final do ano passado, a Itaipu vem sendo bastante exigida, mantendo sua produção em alta para atender as necessidades dos sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai.

Houve momentos, inclusive, que a usina precisou recorrer ao estoque de seu reservatório para “segurar as pontas” e garantir a demanda. Por sorte, as chuvas vieram em abundância principalmente nos últimos meses do período considerado chuvoso, entre outubro e março.

Com isso, Itaipu atendeu o sistema e conseguiu elevar o nível do seu reservatório, maximizando a produção de energia - tão importante para o Brasil e Paraguai neste momento- sem desperdício de água.

“A confiabilidade dos equipamentos, assim como a supervisão e controle da usina em tempo real, têm garantido um desempenho exemplar, permitindo que a estratégia de produção seja aplicada em 100% do tempo, ou seja, que o recurso crítico, as águas do Paranazão, seja utilizado de forma maximizada o tempo todo”, explica o superintendente de Operação, Celso Torino.

De acordo com o superintendente, se esse desempenho for mantido até o final do mês, março de 2013 poderá ter a segunda melhor produção mensal dos quase 29 anos de produção da Itaipu, perdendo somente para o mês de julho do ano passado, quando a usina produziu 9,11 milhões de MWh.

“Adicionalmente, as ações estruturantes de 2012 estão contribuindo para que a usina continue produzindo bastante e com excelência”, avalia. Entre outras iniciativas, Torino cita o retorno à operação da unidade geradora 6, a entrada em operação da Linha Foz-Cascavel em 500KV, Lógicas que elevaram limites de geração e transmissão em configuração completa ou alterada (chamada N-3), a otimização no Plano de Manutenção, que aumentou a disponibilidade das unidades geradoras e a estratégia do Plano de Produção, que busca otimizar a subordinação das indisponibilidades dos ativos aos recursos energéticos.

“Todas essas ações são exemplos de acontecimentos estruturantes que foram implantados ao longo de 2012 e tiveram como resultado a eliminação de gargalos e o aumento da nossa capacidade de escoamento da produção. Produção entre 12 mil e 13,8 mil MW e vertimento zero têm sido a regra. Manter a produção da Itaipu nestes níveis de excelência e com esta escala é um grande desafio para todos nós", reforçou.