Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu será destaque no Conama 10, na Espanha
Tamanho da letra
26/02/2010

A Itaipu Binacional será um dos destaques do 10º Congresso Nacional de Meio Ambiente (Conama), na Espanha, entre 22 e 26 de novembro deste ano. Pela primeira vez, esse evento contará com um país convidado – o Brasil – e o programa socioambiental de Itaipu – o Cultivando Água Boa – será apresentado como um caso de sucesso. 

 


Na Espanha: Gustavo Paredes Prahl (Conama), Maurício Bernardes (Embaixada Brasileira), Nelton Friedrich, Luis Jiménez Herrero e Marta Seoane Dios (Conama), Jair Kotz e Eloi Ritter (Embaixada)
“A participação do Brasil deve-se ao papel de liderança que o país tem assumido no contexto internacional, especialmente nas questões de sustentabilidade, como ficou evidente durante a Conferência Mundial do Clima, em Copenhage”, afirmou o diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich. “Já o convite a Itaipu deveu-se à realização do 7º Encontro Ibero-americano de Desenvolvimento Sustentável (Eima), em Foz do Iguaçu, em 2009, quando a Fundação Conama teve a oportunidade de conhecer o Cultivando Água Boa”.

    
Friedrich e o superintendente de Meio Ambiente, Jair Kotz, estiveram em Madri nesta semana para acertar com a Fundação Conama e com a embaixada brasileira na Espanha os encaminhamentos para essa participação. Além de discutir a participação no evento, a reunião serviu para aprofundar o relacionamento com a Fundação Conama e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional.
   
Na pauta, estão três projetos relacionados com o Cultivando Água Boa: o financiamento de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (sequestro de carbono) ligados à recuperação de matas ciliares na Bacia do Paraná 3; o aporte de novas tecnologias nos processos de agrotransformação (na mesma região); e a replicação da metologia do Cultivando Água Boa em outras bacias hidrográficas da América Latina, especialmente na América Central.
   
“A Fundação Conama também demonstrou interesse na metodologia do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata. A ideia é replicar o projeto na própria Espanha”, disse Kotz, ressaltando que a Embaixada do Brasil tem demonstrado grande interesse em viabilizar essas parcerias, visto que hoje não há um projeto de cooperação bilateral Brasil-Espanha na área do meio ambiente.