Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu sedia seminário para promover melhorias aos catadores
Tamanho da letra
20/09/2013

Itaipu será sede da etapa regional de um seminário que pretende criar ações para promover melhor qualidade de trabalho e renda aos catadores. O evento ocorre de segunda a quarta-feira (23 a 25), na Sala Mercosul, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A abertura está prevista para as 14h, com a presença de representantes da Itaipu e dos municípios da região, da Secretaria Geral da Presidência da República, entre outros. São esperados cerca de 50 participantes.

O 1º Seminário Regional Sul e Centro-Oeste do Projeto Articula(Ação) é organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária. Em Foz, a iniciativa tem apoio da Itaipu.

O primeiro tema abordado será “O papel do Poder Público na inclusão dos catadores mediante a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, das 15h10 às 16h40 de segunda-feira (23).

Clique AQUI para ver a programação.

Estratégias

No evento, serão discutidos ainda assuntos como a abordagem dos catadores avulsos e o encaminhamento para os programas do governo federal; formação de catadores, alfabetização e elevação da escolaridade e a organização de entidades de catadores e catadoras, além de redes de economia solidária.

Os temas foram definidos no 1º Seminário da Senaes Pró-catador: Articulação de Entidades Parceiras, realizado de 29 a 31 de julho, em Brasília. A estratégia também vai ao encontro da Política Nacional de Recursos Sólidos.

Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicado em 2010, se todo material reciclável encontrado em lixões e aterros do País fossem reciclados, a estimativa de ganho variaria entre R$ 1,4 bilhão e R$ 3,3 bilhões. O aspecto socioeconômico também fez com que o assunto fosse tratado como prioritário no Plano Nacional de Resíduos Sólidos.