Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu sedia reunião de autoridades do Mercosul para debater atuação em desastres
Tamanho da letra
19/09/2023

A Itaipu Binacional sediou, nesta terça-feira (19), a Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Gestão Integral de Riscos de Desastres (RMAGIR) do Mercosul. No encontro, representantes do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai debateram estratégias para atuação unificada em ocorrências causadas pela natureza, como inundações, incêndios florestais, ciclones, entre outros, que porventura atinjam zonas fronteiriças. A reunião foi realizada no Edifício da Produção, na área da usina.


Fotos: Rafa Kondlatsch/Itaipu

Segundo o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff Barreiros, a Itaipu foi escolhida para sediar a reunião por simbolizar a capacidade dos diferentes governos em trabalharem juntos. “A ideia desse grupo é fazer um alinhamento das políticas públicas que sirvam para esses países, que fazem fronteira entre si, atuarem na ocorrência de desastres”, explicou.

Lembrando casos como o do Rio Grande do Sul, que sofreu recentemente com a passagem de um ciclone extratropical, e das enchentes na Líbia, o secretário pontuou a importância de agir “no menor tempo possível e da melhor maneira possível”.

“Os desastres não respeitam as fronteiras. São situações que ninguém deseja, mas para as quais temos que estar preparados, trabalhando com a prevenção, para que os impactos sejam os menores possíveis e para potencializar o socorro às áreas e populações impactadas”, afirmou.

Ao longo do dia, foram abordados os progressos alcançados pelos grupos de trabalho dos quatro países e discutiu-se uma proposta de memorando de entendimento a ser celebrado com a União Europeia.

Também participaram da reunião o ministro e coordenador-Geral de Cooperação Humanitária do Ministério de Relações Exteriores (MRE), José Solla Vázquez Júnior; a gerente da Coordenação Geral de Cooperação Humanitária do MRE, Silvia Antunes Ribeiro; o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (CENAD/MIDR), Armin Braun; o ministro da Secretaria de Emergência Nacional (SEN) do Paraguai, Arsenio Zarate; a diretora das Relações Internacionais e Interinstitucionais da SEN, Jazna Arza de Olmedo; a encarregada da área internacional do Sistema Nacional de Emergências do Uruguai, Gimena Pintos; o vice-presidente da Agência de Cooperação Internacional e Assistência Humanitária Cascos Blancos (ACIAH), da Argentina; entre outras autoridades.