Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu sedia abertura oficial dos X Games
Tamanho da letra
16/04/2013

A Itaipu Binacional vai receber na noite desta quarta-feira (17) a “avant-première” dos X Games, que vão transformar Foz do Iguaçu, de quinta-feira (18) a domingo (21), na terra dos esportes radicais.

As boas-vindas à maior competição de esportes radicais do planeta serão feitas num clima de festa, a partir das 19h30, no Mirante Central.
Por questões logísticas, o evento será fechado. O público estimado é de 500 convidados, entre organizadores, atletas, patrocinadores, entre outros convidados.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira; o representante do Ministério do Esporte, Ricardo Gomide; o diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek e o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, estarão presentes na cerimônia.

A abertura oficial contará ainda com dirigentes da ESPN Internacional, promotora do evento, e da Brunoro Sport Business (BSB), organizadora local.
A solenidade incluirá um grande show, com apresentação de feras dos esportes radicais e iluminação da barragem. A avant-première dos X Games na Itaipu é apenas uma palinha do que o grande público vai conferir durante as competições.

O piloto Ken Block, considerado o rei do "drift" - manobra que faz o carro escorregar de traseira e andar de lado, com cenas divertidas e impressionantes -, deverá ser uma das presenças na abertura oficial do X Games, na Itaipu.

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, disse em Brasília que os X Games vão dar “visibilidade mundial para um dos principais destinos turísticos do País”, ao mesmo tempo em que representam um estímulo ao desenvolvimento dos esportes radicais. Segundo o secretário, é por essas razões que o Ministério apoia a realização do evento em Foz do Iguaçu.

Participação

Segundo o Ministério do Esporte, com os X Games, o Brasil se firma no centro esportivo mundial, com as mais variadas vertentes esportivas: Fórmula 1 (GP de Interlagos), futebol (Copa das Confederações da Fifa 2013 e Copa do Mundo de 2014), esportes olímpicos e paraolímpicos (Jogos Rio 2016).

Os X Games reunirão em Foz do Iguaçu cerca de 200 dos melhores atletas radicais do mundo, em 15 modalidades de quatro esportes: moto, rali de carro, skate e ciclismo BMX. As disputas serão assistidas em mais de 175 países, atingindo 380 milhões de residências.

A previsão é que 60 mil pessoas acompanhem as competições nos locais de prova, sem contar as transmissões pela televisão.

Além de Foz do Iguaçu, os jogos – pela primeira vez disputados fora dos Estados Unidos – terão como sede Tignes (França), Barcelona (Espanha) e Munique (Alemanha), em 2013, 2014 e 2015.

Arenas

No Parque Infraero, haverá provas de Moto X, Street, Park, Dirt e Rally, além de shows nacionais e internacionais. No Parque Nacional, estão previstas as provas de BMX Vert e Skate Vert – tendo ao fundo as Cataratas do Iguaçu, uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza.

A programação começa no dia 18, quinta-feira, das 12 às 15h, com a disputa de Street League Skateboarding Select Series. A última prova disputada em Foz será a final de Moto X Freestyle, entre 16h30 e 18h do domingo.

Entre as feras que confirmaram presença nos jogos estão Bob Burnquist, Rony Gomes, Edgard “Vovô” Pereira, Pedro Barros, Luan Oliveira, Leticia Bufoni, Jéssica Florêncio, Eliana Sosco, Pamela Rose, Sandro Dias “Mineirinho”, Marcelo Bastos, Antonio Balbi, Romulo Botrel, Nielsen Bueno, Mariana Balbi, Marcella Gonçalves, Eduardo Marques, Mauricio Neves e Gabriel Medina. A premiação será a maior para um evento de esportes radicais no Brasil: R$ 3,4 milhões.

Shows

Paralelamente aos jogos, haverá a X Fest, com apresentação de diversos artistas brasileiros estrangeiros. A festa começa na sexta-feira (19), com Detonautas Roque Clube, grupo que ganhou dois MTV Video Music Awards Brasil e foi nomeado para um Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro.

Ainda na sexta-feira, apresentam-se os paulistas do CPM22 com sua influência de pop-punk e ska. O grupo tem milhares de fãs e conquistou sete estatuetas do MTV Video Music Awards Brasil.

No sábado (20), o cantor norte-americano Peter Goetz se juntará ao músico brasileiro Arthur Maia para uma fusão internacional. Goetz já esteve no Brasil diversas vezes e chegou a morar no Rio de Janeiro.

Na sequência, vem o Bonde do Rolê, grupo que representa o Paraná. O quarteto de funk e electropop, elogiado até pelo jornal New York Times e pela revista Rolling Stone, tem músicas utilizadas internacionalmente em filmes, propagandas, jogos de videogame e programas de televisão.

O DJ norte-americano Porter Robinson encerra a programação musical dos X Games. O artista, de apenas 20 anos de idade, é um dos principais nomes da música eletrônica no ITunes e já se apresentou ao lado de nomes como Tiesto, Skrillex e Deadmau5.

Ingressos

Os ingressos para os X Games estão à venda no Cataratas JL Shopping, na Avenida Brasil, 90 (centro) e na sede da Loumar Turismo, agência oficial dos jogos (Avenida República Argentina, 1.700).