Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu se une à Prefeitura de Foz em campanha de combate à dengue
Tamanho da letra
21/11/2011

A Itaipu Binacional está apoiando a Prefeitura de Foz do Iguaçu no combate à dengue e pede que a população ajude a enfrentar a proliferação do Aedes aegypt, mosquito transmissor da doença, aderindo à campanha “Mate o Mosquito/Proteja Sua Família”. A nova arma contra o inimigo é um spray. O produto será distribuído para a toda a população e deverá ser usado durante cinco dias.

A distribuição será feita a partir da semana que vem, no dia 28 de novembro. A estratégia tem como objetivo evitar uma epidemia na cidade. Até o momento, Foz do Iguaçu está livre do problema, mas as altas temperaturas e a chegada de um novo sorotipo (4) colocam as autoridades sanitárias em alerta. E toda a preocupação tem um motivo importante: a dengue hemorrágica é perigosa e pode matar.

Estratégia

Serão distribuídos 80 mil sprays. Cinco mil voluntários já foram mobilizados para a entrega do produto. Segundo o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, o spray precisa ser usado cinco dias seguidos, que é o tempo de contágio, quando a fêmea se alimenta do sangue da pessoa, se esconde na casa dela e depois deposita os ovos em lugares próximos.

No fim de semana, o prefeito fez um pronunciamento explicando a campanha. A aplicação do spray deverá ser feita às 21 horas, a partir do dia 28. Carros de som, buzinaço e outros artifícios serão usados para lembrar a população sobre o momento exato do início da borrifação.

HMCC e GT Itaipu-Saúde

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) colocará à disposição da campanha funcionários e um veículo, que rodará a Vila A para orientar os moradores sobre o uso do spray. “Vamos ajudar no que for necessário para evitar uma epidemia da doença”, explica o diretor assistencial, Sandro Scarpetta.
O hospital mantém um protocolo de atendimento em casos suspeitos de dengue. O Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT Itaipu-Saúde) também mantém campanhas preventivas de combate à doença.

O Exército, voluntários de clubes de serviços, funcionários públicos, entidades de classe, Pastoral da Criança e equipes do Senai e Sesc, entre outros, participarão da iniciativa. Se você quiser ser voluntário na entrega dos inseticidas, é só entrar em contato pelos telefones 3524.5838 ou 3524.2719.