Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu recebe etapa do Campeonato Mundial de Rafting
Tamanho da letra
07/10/2014

O Campeonato Mundial de Rafting R4 (quatro atletas no bote) reúne, nos próximos dias, cerca de 300 atletas, de 19 países, em Foz do Iguaçu. As provas serão disputadas na Itaipu e no Parque Nacional do Iguaçu (PNI). A cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira (8), a partir das 19h, no Canal Itaipu. Os competidores já estão na cidade e, nesta terça-feira (7), começaram a treinar na usina.
    

Equipes já começaram a treinar no Parque da Piracema. Fotos: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional.

A competição começa na sexta-feira (10), às 9h, também na Itaipu, com provas somente na parte da manhã. No domingo (12), os atletas enfrentam as corredeiras das Cataratas do Iguaçu, no PNI. O Mundial de Rafting termina no dia 19 de outubro, com provas às sextas, sábados e domingos.
         

Tendas montadas e tudo pronto para receber o Mundial de Rafting.

O evento será aberto ao público. Quem quiser assistir ao campeonato, precisa chegar à Barreira de Controle e fazer o cadastramento na tenda do evento, ao lado da Central de Cadastramento de Itaipu. Quem for de carro, pode deixar no estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (o custo é de R$ 10 o dia todo). Um ônibus vai levar e trazer as pessoas a partir das 7h40 com saída a cada 30 minutos. As provas no Canal Itaipu terão transmissão ao vivo, no site da CBCa, e, nos dias 17 e 18, no canal Sportv.
        
Como será a disputa

         
Os atletas se dividem em quatro categorias referentes à idade (sub-19, sub-23, sênior e master). Cada categoria disputa pontos, em quatro modalidades: tiro de velocidade (100 pontos), sprint (200), slalom (300) e descenso (400). As provas medem velocidade, técnica, habilidade e resistência dos atletas. As modalidades acontecem em dias diferentes. Vence a equipe que somar mais pontos.
        

A Brotas 40º é uma das duas equipes femininas do Brasil.

O “tiro de velocidade” é uma etapa classificatória para o “sprint”. A equipe desce sozinha e tenta fazer o menor tempo, em duas descidas. Os melhores tempos formam o chaveamento para a descida do “sprint paralelo”. Nesta prova, duas equipes competem entre si. Quem ganha passa para etapa seguinte.
       

Os tchecos também devem buscar medalhas no Mundial.

No “slalom”, as equipes driblam as balizas verdes e vermelhas e, a cada toque, são acrescentados segundos ao tempo final. No “descenso” há baterias de quatro equipes, que testam a velocidade numa maior distância. Esta é a única prova que acontece nas corredeiras das Cataratas do Iguaçu.
    
Brasil é favorito
      
As equipes brasileiras estão entre as favoritas no Mundial de Rafting. Na categoria sub-23 , nossos representantes são os atletas da Alaya Competitions, de Brotas (SP), que chega a Foz do Iguaçu com oito atletas e dois treinadores. "Os principais adversários na nossa categoria são República Tcheca, Rússia e Eslováquia", afirmou o atleta João Luiz Rodrigues Jr, 20 anos.
        

A veterana Bozo D'Água desponta como uma das favoritas na categoria sênior.

Também de Brotas (SP), chegaram os sete atletos da Bozo D'Água, equipe que vai competir na categoria sênior. É o segundo mundial R4 (quatro atletas) que a equipe participa - em 2010, foram vice-campeões na Holanda e, em 2009, no pré-mundial do mesmo país, ficaram em primeiro.
    

O time japonês deve dar trabalho para os brasileiros.

Desde que a modalidade foi criada em 2010, com o objetivo de transformar o rafting esporte olímpico, a Bozo D'Água acumula cinco brasileiros, além das várias participações no campeonato europeu. No R6 (seis atletas no bote), a equipe de Brotas já tem 11 títulos brasileiros, quatro pan-americanos e três mundiais.
   
"Não gostamos de unificar os títulos", brincou técnico da equipe, Fábio Ramos Lourenço, o Lourenção, que participa do time quando eles competem em seis atletas. Apesar de conhecer a força de Japão, Nova Zelândia, Eslovênia e Eslováquia, Lourenção diz estar pronto para descer o Canal Itaipu. "Competimos aqui desde 2008, ele é um canal estreito e muito rápido. Tem que ter muita técnica porque qualquer erro a corredeira atira para as pedras", concluiu.
       

João Luiz, da Alaya, e Rábio Ramos, da Bozo, mostram a hegemonia de Brotas no rafting.

A delegação brasileira também conta com os gaúchos da Cia da Aventura, que disputam o sub-19, a equipe feminina Brotas 40º, hexacampeã brasileira, que compete na categoria sênior e a também feminina Meninas do Rio, que disputa no sub-23.
     
Várias línguas

Idiomas e culturas de diferentes partes do mundo já estão no Canal Itaipu. São atletas tchecos, eslovácos, eslovênios, indonésios, entre outros, que estão se aquecendo enquanto as outras delegações não chegam.


Ordoñez, de 17 anos, confessou não conhecer os competidores que irá enfrentar.

Pela primeira vez, o colombiano Yilver Ordoñez, de 17 anos, sai de seu país para competir um Mundial. Ele está animado em competir em Itaipu e conhecer as Cataratas do Iguaçu. "É uma experiência nova, quero aproveitar bastante", disse. Ylver treina no Rio Negro, na cidade de Tobia, a 93 quilômetros de Bogotá. O time dele, Los Tobianos, vai competir no sub-23.