Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu recebe delegação da Petrobras para intercâmbio de conhecimentos em gestão de equipamentos
Tamanho da letra
23/11/2023
Uma delegação de 17 pessoas da Petrobras, a maioria formada por profissionais da Replan - Refinaria de Paulínia (SP) e também da sede da empresa, no Rio de Janeiro, está visitando a usina de Itaipu nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23).
 
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
 
Pela manhã, o grupo foi recepcionado pelo colega Marcelo Reis, da Divisão de Manutenção de Equipamentos de Transmissão (SMMT.DT), entre outros empregados da Diretoria Técnica, e pelo pessoal da Relações Públicas da Itaipu. 
 
Marcelo Reis, da Divisão de Manutenção de Equipamentos de Transmissão (SMMT.DT).
 
O objetivo da visita é fazer um intercâmbio das ações desenvolvidas pelas duas empresas na área de manutenção. “É uma oportunidade de avaliar como as outras empresas estão fazendo serviços similares aos nossos e à forma como eles lidam com a questão de treinamento de equipes e gestão da manutenção”, diz Reis. 
 
O engenheiro explica que, dentro da manutenção, existem softwares que apoiam a administração dos trabalhos que são realizados. “Então, a gente compara todas essas coisas; a reposição de estoques, de material, de modernização de equipamentos e com essa troca de informações com as empresas, a gente tem uma referência para saber se estamos trabalhando de acordo com as práticas de mercado.”
 
No mês passado, um grupo de seis pessoas da Área de Manutenção de Itaipu esteve na refinaria de Paulínia para conhecer os processos de manutenção da Replan.
 
Esse encontro em Itaipu é uma espécie de retomada do Programa de Visitas da Manutenção, que começou há oito anos, mas ficou parado durante a pandemia da Covid-19. O programa, além de enviar integrantes da Itaipu para conhecer outras empresas, abre as portas da usina para empregados(as) de empresas do setor elétrico ou com modelos de negócios diferentes, exatamente para essa troca de aprendizado e conhecimento.
 
Para o engenheiro Rafael Alves Ferreira, do setor de Operações da Central Termoelétrica da Refinaria de Paulínia, “a Itaipu, assim como a Petrobras, é destaque na sua área de atuação. A gente vem aqui fazer uma troca de experiência, ver boas práticas e fazer essa integração para melhorar nosso desempenho, nossa performance, já que Itaipu é um player reconhecidamente de excelente desempenho na indústria”, disse.
 
Para o engenheiro Rafael Alves Ferreira, do setor de Operações da Central Termoelétrica da Refinaria de Paulínia.
 
A Replan é a maior refinaria em capacidade de processamento de petróleo: 69 mil m³/dia, o equivalente a 434 mil barris. Sua produção corresponde a aproximadamente 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, processando quase a sua totalidade de petróleo nacional, grande parte oriunda da Bacia de Santos (pré-sal).
 
A visita começou pelo Centro de Recepção do Visitante (CRV), onde a comitiva assistiu a um vídeo sobre Integração de Segurança para Visitantes e ao filme institucional da Itaipu. Depois houve troca de presentes e o grupo seguiu para uma visita técnica à usina, com uma parada na cota 40. Durante à tarde, a comitiva assistiu a palestras específicas das áreas de Manutenção e Operação. Nesta quinta-feira, a programação prevê uma visita a uma unidade geradora e à subestação de Furnas.
 
Fazem parte da comitiva integrantes da Manutenção, Manutenção Elétrica, Supervisão da Manutenção Elétrica e de Instrumentação, Engenharia de Confiabilidade, Operação do Sistema Elétrico da Refinaria – Utilidades, Manutenção de Equipamentos Dinâmicos de Refinarias, Confiabilidade e Segurança de Processos de Refinarias e da Manutenção de Equipamentos Estáticos.
 
Também fazem parte do grupo integrantes das áreas de Operação Utilidades e Tancagem, Coordenação da Operação do Sistema Elétrico da Refinaria, Manutenção de Equipamentos Dinâmicos, Operação do Sistema Elétrico, consultoria da Manutenção de Equipamentos Dinâmicos de Refinarias, consultoria da Operação do Sistema Elétrico de Refinarias e da Supervisão da Operação do Sistema Elétrico da Refinaria e demais utilidades.