Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu reafirma compromisso de parcerias com a Amop
Tamanho da letra
22/11/2012

A Itaipu reafirmou, nesta quinta-feira (22), a parceria já consolidada com os 52 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). O compromisso foi reafirmado durante um evento paralelo ao 10º Encontro Cultivando Água Boa (CAB+10), no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu.
   
Os representantes dos municípios da Amop lotaram a plenária. Entre eles, os prefeitos atuais e os eleitos ou reeleitos para o próximo mandato. Eles receberam material com os resultados das iniciativas do programa desenvolvidas na cidade.
   
O diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, fez um balanço sobre as ações e projetos do CAB durante os dez anos de existência do programa (2003-2012) e apresentou propostas para melhorar ainda mais a parceria com os municípios da Amop.
    
“Essa construção foi coletiva. A adesão à proposta foi fundamental e estratégica. Esse trabalho não pode parar”, disse.
   
O coordenador do Sistema de Gestão da Sustentabilidade da Itaipu, Herlon Goelzer de Almeida, lembrou que a instalação de um escritório da Amop no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) vai ajudar a desenvolver o potencial econômico dos municípios da região nos mais diversos segmentos, do rural ao turístico.
   
A parceria entre Itaipu, Amop, BNDES e PTI prevê uma série de benefícios à região Oeste nas áreas de saneamento básico, educação para uma sociedade sustentável, desenvolvimento do ensino e pesquisa, cooperação internacional, inclusão social e redução da pobreza, entre outros.
    
Também já está em andamento um convênio voltado para a formação de multiplicadores do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), por meio de cursos presenciais e teleconferências. O trabalho será desenvolvido em parceria com o Ministério do Planejamento. A proposta é capacitar servidores para elaborar projetos e capitalizar recursos do governo federal.
   
“Hoje, apenas Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu conseguem verbas federais. Queremos que todos os municípios da Amop sejam contemplados”, disse Herlon.
    
Os investimentos previstos são na ordem de R$ 50 milhões. Estão na lista obras como a implantação do Mercado Municipal Guarani, em Foz do Iguaçu, e planos de saneamento e de modernização da gestão pública dos municípios.
    
“As prefeituras precisam acelerar o passo e finalizar os projetos até março do ano que vem para que as ações saiam do papel”, alertou Herlon.
   
Uma das propostas é zerar em dez anos os passivos ambientais dos 52 municípios compreendidos pela Amop.
  
Na área de mobilidade, os municípios serão orientados a realizar os planos de mobilidade urbana, requisito necessário para a liberação de recursos federais. Dentro dessa área estão os investimentos em transporte coletivo, acessibilidade e opção preferencial por pedestre.
    
Já na área de infraestrutura estão previstas a captação de investimentos em logística, estradas, ferrovias, bem como estruturas de armazenamento, transportes, sinalização e demais áreas ligadas ao setor.
    
Prefeitos
    
Para o prefeito eleito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva, a parceria implica assumir novos desafios. “Precisamos estar preparados para isso”.
   
Também participaram do encontro os representantes dos municípios de Pato Bragado, Altônia, Itaipulândia, Terra Rocha, Marechal Cândido Rondon, Maripá, São José das Palmeiras, Ouro Verde do Oeste, Guaíra, Céu Azul, São Pedro do Iguaçu, Toledo, Mercedes, Matelândia, Vera Cruz do Oeste, Missal, Quatro Pontes, Medianeira, Diamante do Oeste e Mundo Novo (MS).
    
O presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, que participou representando o governador Beto Richa; o deputado estadual Elton Welter; o assessor do diretor-geral brasileiro; Joel de Lima; o superintendente de Meio Ambiente da Itaipu, Jair Kotz e a equipe de gestores dos programas Cultivando Água Boa.