Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu, PTI e Prefeitura lançam projeto de inclusão digital nesta quarta
Tamanho da letra
09/10/2012

A Itaipu Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e a Prefeitura de Foz do Iguaçu lançam oficialmente, nesta quarta-feira (10), o Projeto Integrar, para a inclusão digital de estudantes da Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, na Vila C. A solenidade será às 15h, com a presença de diretores de Itaipu e de autoridades municipais.

A iniciativa integra o Programa Um Computador por Aluno (Prouca), do Governo Federal. Foz do Iguaçu será a primeira cidade do Oeste do Paraná a aderir ao Prouca. No Paraná, o programa está em 17 escolas.

No evento desta quarta será feita a entrega oficial dos 300 netbooks, adquiridos pela Itaipu, por meio de sua Diretoria Financeira, FPTI e Prefeitura. Agora, os computadores – recebidos em abril deste ano – começarão a ser usados pelos alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

Os netbooks foram equipados com um software para atividades interativas multimídia complementares ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Todos os professores da unidade receberam treinamento para o uso do aplicativo. O trabalho educacional terá, ainda, o acompanhamento pedagógico de profissionais da Secretaria Municipal de Educação e da FPTI.

Na primeira etapa, as atividades serão em dupla, comportando quase todos os alunos da escola, onde estudam hoje 691 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Por estar na área do entorno de Itaipu, a Escola Padre Luigi, escolhida para o projeto-piloto em Foz, é parceira da binacional em diversas ações socioambientais como horta orgânica e amigos do Refúgio Biológico Bela Vista. A unidade de ensino recebeu nota 6,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, considerada pelo Ministério da Educação um padrão de “excelência”.