Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu prepara atividades especiais para empregados(as) e comunidade no Dia da Árvore
Tamanho da letra
20/09/2023
Foto: Edino Krug/Itaipu Binacional
 
A Itaipu Binacional, por meio da Diretoria de Coordenação, organizou uma série de atividades inéditas para comemorar o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, com a população de Foz do Iguaçu (PR) e os(as) empregados(as) da usina. A programação tem como objetivo conscientizar e informar a respeito da importância da preservação do meio ambiente.  
 
Os(as) empregados(as) poderão participar de dois passeios inéditos. Na sexta-feira (22), na atividade “Árvore(Ser)”, um grupo de cerca de 20 pessoas vai ao laboratório de sementes, no Refúgio Biológico Bela Vista, para entender como se dá o preparo das mudas, além de aprender estratégias de disseminação das plantas e seu papel no planeta. Após, partem para uma trilha contemplativa para se conectar à natureza. A programação se encerra com um momento de respiração e relaxamento. 
 
Na segunda-feira (25), durante a “Trilha de Restauração”, um grupo fará um passeio de barco pelo Lago de Itaipu, com destino a uma área de restauração ambiental. Em terra, os(as) participantes farão uma trilha, plantarão árvores e conhecerão mais sobre o trabalho desenvolvido pela Itaipu.  
 
Será promovido ainda, em parceria com a Escola Internacional de Sustentabilidade, na quinta-feira (21), o webinar “Saúde Planetária e Bem-Estar Humano”, com Roberto de Almeida, diretor presidente do Instituto Ideia Ambiental, que vai apresentar as necessidades e oportunidades de inovações pessoais de acordo com seu estilo de vida, visando desenvolver competências para ser saudável dentro das novas evidências de saúde no século 21.  
 
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
 
Outra ação é a “Campanha Educativa Integrada - Dia da Árvore - ODS 15 - Proteger os ecossistemas terrestres e a biodiversidade”, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por meio do Convênio Linha Ecológica.  
 
A finalidade da campanha é apresentar aos alunos das escolas municipais os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por meio de ações educativas para difusão de conceitos e práticas da educação ambiental e da cultura, visando a segurança hídrica e o desenvolvimento territorial sustentável.  
 
No âmbito da campanha, as escolas municipais receberam no dia 12 de setembro jogos da memória: “Para Ficar na Memória”, produzidos pelo Convênio. Esses jogos trabalham os 17 ODS de forma lúdica, estimulando a curiosidade e a autoconfiança e proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. O objetivo é envolver todas as turmas de 1º a 5º ano e que os professores incluam a prática em suas disciplinas de maneira transversal, uma vez que a sustentabilidade não deve ser restrita a uma área do conhecimento. 
 
Além dos jogos, foram disponibilizados materiais para auxiliar os docentes em suas práticas. A exemplo de Foz do Iguaçu, todas as escolas municipais dos 58 municípios atendidos pelo Convênio Linha Ecológica receberam os jogos de memória.