Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Itaipu participa do Congresso da Icold 2009
Tamanho da letra
25/05/2009

O diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso, representa Itaipu, nesta terça-feira, na abertura oficial do Congresso da Icold 2009, em Brasília. Na exposição técnica do evento, Itaipu participa do estande cooperado do Sistema Eletrobrás e também no estande do Parque Tecnológico Itaipu – Ceasb. O congresso prossegue até o dia 29.


Abertura do simpósio, evento paralelo ao Congresso da Icold

Apesar da crise financeira internacional e do surto de gripe suína, o Congresso da Icold conta com aproximdamente 1.400 inscritos, o que representa um sucesso de público. Isso demonstra o interesse de outros países em conhecer o Brasil e o desenvolvimento de nossa engenharia de barragens. Diversos empregados da Itaipu, brasileiros e paraguaios, estão participando dos eventos do Icold.

   

No sábado, foi encerrada a 77ª Reunião Anual da Icold, com a eleição do chinês Jia Jinsheng para presidente e a definição de Lucerna, na Suíça, para sede da 79ª reunião anual, em 2011;  a 78ª reunião anual será em Hanói, no Vietnã, conforme já havia sido decidido no ano passado.

 

No domingo, foi realizado o Simpósio Internacional sobre Barragens e Reservatórios para Usos Múltiplos, atividade que faz parte da programação do Congresso da Icold 2009. O engenheiro Miguel Sória, que representa a Itaipu como diretor regional do Comitê Brasileiro de Grandes Barragens, coordenou os debates da sessão "benefícios do usos múltiplos de reservatórios".

        

A inscrição no simpósio foi independente da inscrição no congresso e contou com mais de 600 participantes, muitos deles engenheiros e técnicos brasileiros. Na abertura participaram, além das autoridades da Icold, o ministro de Burkina Faso (África) e o vice-ministro da China, além do diretor da Eletronorte, Adhemar Palocci, que apresentou os projetos da usina de  Belo Monte e do Complexo Hidrelétrico Tapajós, e do diretor de Furnas, Márcio Porto, que fez um relato sobre as atuais hidrelétricas em construção por aquela empresa, incluindo a usina de Santo Antônio, no rio Madeira.

  

Mais informações no site: http://www.icoldbrasilia2009.org/