Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu participa de um dos mais importantes eventos de usinas e energia marinha do mundo
Tamanho da letra
07/08/2023
Para Denison, "é de suma importância a Itaipu tomar assento nos grandes fóruns de discussão, principalmente sobre as questões que afetam a operação das usinas”. Foto: arquivo pessoal
 
O engenheiro eletricista Denison Pego de Avila, da Divisão de Operação da Usina e Subestações (OPUO.DT), apresentou um case sobre a Itaipu Binacional no Hydrovision International 2023, que ocorreu de 11 a 13 de julho, em Charlotte, nos Estados Unidos. Esse é um dos mais importantes eventos globais relacionados a usinas hidrelétricas e energia marinha.
 
O evento reúne pesquisadores, consultores, concessionárias, agentes governamentais, consumidores de energia, produtores de energia, fornecedores e empresas de construção vinculadas ao tema de hidroeletricidade. 
 
Avila mostrou como a Itaipu Binacional, utilizando big data e aprendizado de máquina, está preparando informações úteis para os operadores no Centro de Controle, para ajudá-los a detectar anomalias o mais rápido possível e manter os ativos sob controle, disponíveis e confiáveis, neste universo de mudança digital e grande volume de dados.
 
O evento é um dos mais importantes sobre usinas e energia marinha.
 
Para o engenheiro, “é de suma importância a Itaipu tomar assento nos grandes fóruns de discussão, principalmente sobre as questões que afetam a operação das usinas”. No evento, foram abordadas questões como segurança física e cibernética das instalações, operações ambientalmente responsáveis e até mesmo as atuais dificuldades operativas na Ucrânia.    
 
A conferência e exposição oferecem oportunidade educacional, de pesquisa, networking e conhecimento de fornecedores que atendem a todos os aspectos da energia hidrelétrica, incluindo operações, manutenção, obras civis, segurança de barragens, políticas, regulamentos, equipamentos, tecnologia, tendências de mercado e estratégias de ativos. 
 
Antes da conferência, foi realizado, no dia 10 de julho, o “Simpósio Global de Operadores de Grandes Usinas Hidrelétricas”, um encontro para apresentação de avanços em diferentes segmentos e discussão dos problemas e soluções relacionados a este grupo específico de usinas hidrelétricas. A Itaipu fomentou a criação do evento e vem participando de todas as suas edições.