Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu participa de encontro dos setores público e privado sobre transição energética na América Latina
Tamanho da letra
09/11/2023
 
A Itaipu terminou, nesta quarta-feira (8), sua participação na 8ª Semana da Energia, que acontece entre 6 e 10 de novembro, em Montevidéu, Uruguai. O diretor-geral brasileiro, Enio Verri, fez parte de um encontro com mais de 60 representantes de governos, empresas do setor energético, instituições financeiras e organizações não-governamentais de toda América Latina.
 
Com participação em Encontro Empresarial, Itaipu encerra agenda no Uruguai. Fotos: Murilo Alves Pereira
 
O Encontro Empresarial integrou a programação da 53ª Reunião de Ministros de Energia da Organização Latino-Americana de Energia (Olade). O evento é promovido pela Olade, em parceria com o Ministério de Indústria, Energia e Minas do Uruguai e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem o apoio da Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena).
 
Durante a reunião, os participantes apresentaram as iniciativas e desafios de cada país em relação à agenda para uma transição energética em toda região. O objetivo é promover o diálogo em busca de formas mais limpas de geração de energia, respeitando a diversidade regional e a realidade de cada país.
 
Para Enio Verri, a transição energética depende, entre outros fatores, do suporte promovido por matrizes seguras de energia, como as hidrelétricas. “A Itaipu dá segurança energética ao sistema elétrico, especialmente, em horários que as novas fontes de energia, como eólica e solar, não podem atender à demanda do setor. A transição energética passa, portanto, pelo aperfeiçoamento das usinas hidrelétricas”, afirmou.
 
"A transição energética passa, portanto, pelo aperfeiçoamento das usinas hidrelétricas”, diz Enio Verri.
 
De acordo com o coordenador da reunião, o secretário executivo da Olade, Andrés Rebolledo, a diferença entre os países deve ser considerada quando se pensa em integração regional. “Este encontro é um reflexo perfeito dessa diversidade. Somos uma região rica em recursos naturais e com grande potencial de crescimento de novas matrizes. Acredito em um futuro com a América Latina integrada e uma grande variedade de fontes de energia”, considerou Rebolledo.
 
Ainda de acordo com ele, outro tema importante levantado durante o encontro é a fronteira tecnológica, com o surgimento de novas fontes como o hidrogênio verde. Além disso, o marco regulatório do setor energético entre os países é um desafio a ser vencido. “Estamos trabalhando para que haja uma harmonização e coerência entre a regulação dos países”, concluiu.
 
Semana de Energia
 
Com a reunião, Enio Verri termina sua agenda de dois dias na capital uruguaia. Na terça-feira (8), ele participou do painel “Hidroeletricidade como base da Matriz Energética Latino-Americana”, também na programação da 8ª Semana de Energia.
 
O Encontro Empresarial integrou a programação da 53ª Reunião de Ministros de Energia da Organização Latino-Americana de Energia (Olade).
 
Entre os temas da semana, se destacam as inovações tecnológicas, o desenvolvimento e a utilização de novas fontes energéticas, como o hidrogênio verde, combustíveis sintéticos e tecnologias de armazenamento, além da incorporação da inteligência artificial em toda a cadeia energética.