Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu participa da organização da visita de Dilma ao Paraguai
Tamanho da letra
04/05/2011

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, e a diretora financeira executiva, Margaret Groff, participaram, nesta terça-feira (3), em Brasília (DF), da recepção ao ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Jorge Lara Castro. O chanceler está em Brasília para discutir detalhes da visita que a presidente Dilma Rousseff deverá fazer a Assunção no dia 15.

Lara Castro foi recebido pelo ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, e também participou de reuniões de trabalho com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, entre outras autoridades.

Encontro em Brasília (da esquerda para direita): Margaret Groff, embaixador Eduardo Santos (Embaixada do Brasil no Paraguai), embaixador Antônio Simões, professor Marco Aurélio Garcia (Assessor especial da Presidência), Jorge Lara Castro, Antônio de Aguiar Patriota, Jorge Miguel Samek e deputado Dr. Rosinha.

De acordo com Samek, foi a primeira visita de Lara Castro ao Brasil desde que assumiu a chancelaria paraguaia, em março, no lugar de Hector Lacognata. “Tivemos uma pauta ampla e o resultado foi muito positivo”, avaliou Samek. “Nas palavras do chanceler, estamos vivendo um excelente momento, de confiança recíproca. E, com base nisso, firmamos uma série de compromissos entre os dois países”, completou.

Além da visita de Dilma ao Paraguai, o ministro tratou de diversas questões relacionadas à agenda bilateral. Entre elas, a linha de transmissão de 500 kV, ligando Itaipu à subestação de Villa Hayes, na Grande Assunção, a questão dos brasiguaios, segurança na fronteira e ações para incrementar o turismo.

Otimismo

Em 2010, o comércio bilateral entre Brasil e Paraguai chegou a US$ 3,16 bilhões, salto de 39% na comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento do PIB paraguaio foi de 14,5%, o maior entre os países da América Latina.