Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu participa da missão do Brasil na Cúpula dos ODS, em Nova York (EUA)
Tamanho da letra
21/09/2023
Cúpula reuniu líderes mundiais para tratar sobre o andamento da implantação dos ODS. Fotos: Lígia Soares.
 
A assistente do diretor-geral brasileiro, Silvana Vitorassi (AS.GB), e a chefe do Escritório de Brasília (EB.GB), Ligia Soares, representaram a Itaipu Binacional na Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada na segunda (18) e terça-feira (19), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), durante a Semana de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU. 
 
O objetivo do evento foi reunir líderes mundiais para compartilhar avanços e desafios na implementação dos ODS e adotar uma declaração política que oriente o futuro do compromisso de maneira mais inclusiva, além de dar uma orientação política de alto nível sobre ações transformadoras e aceleradas até 2030. 
 
O tema da cúpula desse ano é "Paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade" e está relacionado diretamente à pauta do governo federal e da atual gestão da Itaipu. Os 17 Objetivos do ODS são resultado de uma ampla negociação entre os países-membros da ONU, que se deu durante e após a Conferência Rio+20. 
 
Em conjunto, os ODS configuram a Agenda 2030, uma estratégia conjunta dos países para enfrentar, até lá, os principais problemas que afetam a humanidade, como as mudanças climáticas, a fome e a miséria, a contaminação dos ecossistemas e o esgotamento das fontes de água potável, entre outros. 
 
No evento, o governo federal anunciou a recriação da Comissão Nacional dos ODS e anunciou a retomada da participação popular no fortalecimento da democracia brasileira. 
 
Lígia Soares, a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e Silvana Vitorassi. Foto: arquivo pessoal
 
Participação de Itaipu 
 
A Itaipu integrou a comitiva brasileira. Em sua participação, a empresa falou sobre suas ações de implementação dos ODS. Como exemplo, Itaipu compartilhou o trabalho de sistematização de seus programas feitos em consonância com os ODS. 
 
“A participação de Itaipu na missão do Brasil na Cúpula dos ODS, em Nova York, reforça nosso compromisso e o reconhecimento pelas ações que contribuem para a territorialização da Agenda 2030”, diz Silvana Vitorassi. 
 
Para Ligia Soares, “a Itaipu é um exemplo de sucesso na implementação dos ODS em suas ações e programas. “Nosso compromisso com uma abordagem integrada, sistêmica, transfronteiriça e inclusiva para o desenvolvimento sustentável é uma das grandes marcas desta gestão.” 
 
Isso porque a binacional trabalha com programas estruturantes diretamente relacionados aos objetivos da Agenda 2030. A Itaipu vem atuando em diversas frentes para promover o desenvolvimento sustentável no seu território de influência. 
 
As atividades da Itaipu são desenvolvidas para melhorar o meio ambiente, ajudar a reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar e melhorar a nutrição e a saúde, promover a educação e a equidade em relação a gênero, idade, deficiências, raça, religião, etnia e status econômico, entre outros. 
 
“É muito importante a presença da Itaipu junto com o governo federal nesta Cúpula em que líderes mundiais compartilham avanços, os principais desafios na implementação dos ODS e buscam adotar uma declaração política voltada para um futuro mais inclusivo”, afirma Ligia Soares. 
 
Contexto 
 
O evento ocorreu na metade do prazo adotado para a consolidação das metas globais. Há uma grande preocupação da estagnação da Agenda 2030 na sequência da pandemia da Covid-19. 
 
De acordo com dados da ONU, apenas 12% das metas estão no caminho certo; quase metade está moderada ou gravemente fora do rumo e cerca de 30% não registaram qualquer movimento ou ficaram abaixo da linha de partida de 2015. 
 
Participação do presidente Lula no evento. Foto: Lígia Soares
 
Tudo isso, alerta a organização não governamental, vem ocorrendo em meio à crise climática se agravando, deixando de lado os objetivos relacionados à fome, saúde, biodiversidade, instituições fortes, poluição e sociedades pacíficas. A ideia é encontrar soluções para mudar a atual trajetória negativa. 
 
De acordo com a ONU, o evento marca o início de uma nova fase das ações que buscam a construção de um mundo mais justo e ambientalmente sustentável. Ainda segundo o site da organização não governamental, a missão da cúpula é reacender a esperança, o otimismo e o entusiasmo pela Agenda 2030. 
 
Painel ODS com o ministro de Estado, Márcio Macedo. Foto: Flávio Schuch