Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu participa da instalação de Conselho Latino-Americano da Água, em fórum internacional
Tamanho da letra
22/05/2024
A comitiva da Itaipu no 10º Fórum Mundial da Água que está acontecendo na cidade de Bali, Indonésia, participou, nessa terça-feira (21), da cerimônia de instalação do Conselho Latino-Americano da Água (CLAA). A instituição internacional tem como objetivo de integrar as políticas públicas de boa gestão da água já consolidadas nos países da América Latina e desenvolver ações, projetos e programas de forma conjunta.
 
Comitiva da Itaipu no evento. Fotos: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.
 
A Itaipu Binacional foi convidada para compor o CLAA em fevereiro, durante visita do diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Filipe Sampaio, e do presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), Lupercio Ziroldo Antonio. De acordo com Sampaio, a proposta é que Itaipu coordene a divisão que tratará sobre o nexo água-energia. Ao todo, a entidade contará com 23 governadores.
 
Durante a instalação, o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, falou sobre a importância da gestão das águas para o futuro. “Em um continente onde as fronteiras políticas muitas vezes se sobrepõem aos cursos naturais dos rios, é fundamental reconhecer que os recursos hídricos não podem ser considerados propriedade exclusiva de um único país. As águas que fluem por nossas terras não respeitam limites geopolíticos; elas conectam comunidades e ecossistemas ao longo de suas jornadas”, afirmou. 
 
Diretor Carlos Carboni na instalação do CLAA. 
 
Loïc Fauchon, presidente do World Water Council (WWC), entidade organizadora do Fórum Mundial da Água, também participou do evento e destacou a importância do momento para o fortalecimento da gestão política da água na América Latina. Também se colocou à disposição para trabalhar em parceria.
 
A primeira reunião do Conselho Latino-Americano da Água acontecerá em agosto, em Foz do Iguaçu.
 
Apresentações
Ainda na terça-feira (21), a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu participam das plenária “Impulsionando o compartilhamento e a governança de dados”, com Jussara Elias de Souza, da Divisão de Reservatório da Itaipu, e “Inovação em produção de dados”, com o engenheiro ambiental Newmar Wegner, do PTI.
 
Em ambos os debates, o foco foi o Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), um espaço técnico-científico formado por colaboradores da Itaipu e do PTI, alunos e pesquisadores, organizado para fornecer suporte para o planejamento da binacional em diferentes instâncias, de forma a atribuir caráter prático às atividades de pesquisa desenvolvidas na região.
 
Segundo Newmar Wegner, o NIT tem uma estrutura robusta e bem fundamentada. 
 
“A gente veio com o propósito de mostrar o trabalho do NIT e trocar experiências com outras pessoas, e o que vimos, em relação a outras instituições, é que temos uma estrutura bem robusta, bem fundamentada na questão de internalizar todas as informações, ter todo o conhecimento centralizado”, afirmou Newmar Wegner. 
 
Segundo Jussara de Souza, o trabalho do Núcleo garante que as pesquisas sejam organizadas de forma padronizada, evitando retrabalho e permitindo que os dados possam ser cruzados. “Organização, centralização e padronização é muito importante, e vimos que estamos bem adiantados. E é um orgulho, sendo o Brasil um país em desenvolvimento, já termos, por parte da Itaipu, resultados que podem ser comparados com aqueles de países que têm muito mais dinheiro para investir nisso”, disse ela.
 
Jussara Elias de Souza participou de mesa-redonda sobre compartilhamento e governança de dados. 
 
A bióloga, que participou também do Fórum da Água em Dakar, em 2021, conta que a participação em eventos como esse é muito importante para quem desenvolve pesquisas. “Às vezes, a gente acaba ficando concentrado no nosso mundo e não consegue ter uma noção de como está a situação da comunidade, do resto do mundo. E é importante que o Fórum seja em países em desenvolvimento, para que eles consigam mostrar os seus problemas e também as suas soluções, e para que a gente possa fazer um intercâmbio de conhecimentos”, disse ela.
 
Comitiva
A comitiva da Itaipu no 10º Fórum Mundial da Água é formada pelo diretor de Coordenação, Carlos Carboni; Simone Benassi, Jussara Elias de Souza, Celso Carlos Buglione e Daniel Bartiko, da Divisão de Reservatório da Itaipu; Lucas Henrique Garcia, da Divisão de Apoio Operacional da Diretoria de Coordenação; Luiz Henrique Maldonado, da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos; Ligia Leite Soares, chefe do escritório de Itaipu em Brasília; e Alexandre Marchetti, da assistência da Diretoria de Coordenação.
 
Evento está sendo realizado em Bali, na Indonésia.