Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu participa da Feira Orgânica 2009
Tamanho da letra
16/04/2009

A Itaipu Binacional participa com seu estande ecológico da Orgânica 2009 - Feira do Complexo Agroindustrial Orgânico e Biotecnologias, que abre neste domingo, dia 19, no ExpoTrade Convention Center, em Curitiba. O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, fará uma exposição na segunda-feira, das 8h30 às 10h30, no Fórum Internacional da Agroindústria Orgânica, evento paralelo à feira. Nelton falará no painel "Consolidação do Complexo Agroindustrial Orgânico no Brasil 2009 - 2012: agenda para economia e justiça social".
 

Na feira Orgânica 2009, que prossegue até terça-feira, 21, produtores do Oeste do Paraná darão uma mostra da agricultura sustentável que vem sendo promovida na região com o apoio da Itaipu Binacional.  Eles colocarão à venda produtos como geleias, sucos, farinhas, café e mate, produzidos dentro das técnicas agroecológicas.


 

Desde 2003, mais de mil agricultores convencionais foram convertidos para as práticas orgânicas.

Desses, foram selecionados representantes de cada uma das quatro microrregiões que compõem a Bacia do Paraná 3 para apresentar seus produtos na Orgânica 2009.

 

Cultivando Água Boa com Agricultura Orgânica

A Itaipu Binacional passou a dar mais apoio à agricultura orgânica a partir de 2003, quando criou o Programa Cultivando Água Boa. O projeto de agricultura orgânica se encaixa perfeitamente na proposta socioambiental da Itaipu: conservação ambiental, fortalecimento da agricultura familiar, produção sustentável e alimentação saudável.

Com esse apoio, Itaipu passou a atender também ao que preconizam a legislação e a política do Governo Federal para a agricultura em geral e a orgânica em particular,  especialmente a familiar, voltada ao combate à fome, inclusão social, saúde, maior renda melhor qualidade de vida, além da sustentabilidade ambiental. 

Desde 2003, o sistema orgânico deu grandes saltos de quantidade e qualidade na região. Atualmente, são cerca de 1.000 famílias de agricultores orgânicos ou em conversão, organizados em 18 associações, duas cooperativas e sete pré-associações, que contam com uma rede de assistência técnica e extensão rural formada por 26 técnicos e 40 agentes, que atuam nos 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3), área de atuação da Itaipu Binacional.

Centro Avançado de Pesquisa

Com apoio da Itaipu e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a prefeitura de Santa Helena mantém, numa área de três alqueires daquele município, o Centro Avançado de Pesquisas (CAP). O CAP se dedica à pesquisa e experimentação de culturas alternativas para as pequenas propriedades.

O Centro já testou, validou e colocou à disposição dos produtores uma grande variedade de culturas:  abacaxi, abacate, citros, uva, palmito, banana, café, acerola, palmito, manga, macadamia, murici, cliricídia, girassol, mamona, soja orgânica, feijão, arroz, mandioca, aveia, cana, mudas de frutíferas, seringueira e pastagens, entre outras.
 
A produção não utilizada pelo próprio CAP é distribuída gratuitamente para a merenda escolar, creches e outras entidades assistenciais da Prefeitura, e mudas excedentes são doadas a agricultores familiares.