Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu mantém Certificação Life de Negócios e Biodiversidade pelo 9º ano
Tamanho da letra
14/12/2023

Pela nona vez consecutiva, a Itaipu mantém o certificado Life de Negócios e Biodiversidade. A confirmação da certificação ocorreu depois da visita de dois auditores do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) às dependências da usina para verificar se os requisitos estavam sendo cumpridos. A visita ocorreu entre os dias 27 e 29 de novembro.


Reunião com pessoal da Diretoria de Coordenação. Foto: Luis César/Itaipu

A Certificação Life é um reconhecimento a negócios comprometidos com a conservação da biodiversidade e a manutenção dos serviços ecossistêmicos, com validade máxima de cinco anos e com auditorias anuais de verificação. O atual certificado entrou em vigor em 2019 e se encerra em 2024, quando um novo será solicitado pela Itaipu. 

Os auditores passaram pelos sistemas de controle de qualidade de água e esgoto; analisaram as ações de educação ambiental e de gestão de áreas protegidas; conferiram as práticas de biodiversidade e entrevistaram os gestores das ações, entre outras atividades.

A metodologia Life conta com métricas adaptáveis aos ecossistemas de cada país e/ou região para avaliar o desempenho positivo da empresa quanto à biodiversidade. Atualmente, a Itaipu é a instituição, com esse tipo de certificado, que mais pontua positivamente, com um desempenho dez vezes maior que o mínimo necessário para receber a certificação. 

O sucesso da empresa se dá em função das ações feitas por toda a Binacional. São exemplos disso as atividades de energias renováveis e de responsabilidade social da Diretoria Geral; o projeto de compras sustentáveis da Diretoria Financeira; a gestão de resíduos compartilhada entre diversas diretorias; a conformidade com leis evidenciada pelas Diretorias Jurídica e Administrativa; a segurança do patrimônio ambiental exercida pela Diretoria Administrativa, além de todo o conjunto de práticas socioambientais da Diretoria de Coordenação. 

A gerente da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD) da Itaipu, Veridiana Araújo Alves da Costa Pereira, menciona que Itaipu é responsável pela proteção de 100 mil hectares de áreas protegidas no entorno do reservatório, nas margens brasileira e paraguaia, e desenvolve o maior programa de reflorestamento do mundo já feito por uma hidrelétrica, com o plantio de 44 milhões de árvores desde 1979. A empresa também desenvolve ações de proteção da fauna e já conseguiu reproduzir em cativeiro espécies ameaçadas, como a harpia e a onça-pintada.

“Investir nesta certificação [Life] faz parte da estratégia de tornar a Itaipu líder mundial em sustentabilidade”, destaca.