Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu libera auxílio eventual financeiro para ajudar o CAIA
Tamanho da letra
04/09/2023
Equipe do CAIA trabalhou rápido para minimizar os danos. Foto: Divulgação/CAIA.
 
A Itaipu Binacional vai liberar R$ 160 mil em caráter de urgência, por meio de Auxílio Eventual, para o Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA) e o Centro de Aprendizagem e Formação (CAF), que perderam parte da estrutura em um incêndio no dia 25 de agosto. O valor será utilizado nas  obras de reconstrução do telhado e na reparação de instalações elétricas e hidráulicas. Móveis de escritório de Itaipu, não mais utilizados na empresa, também serão repassados à instituição. 
 
As instituições são apoiadas pela Binacional desde 2014, por meio do convênio com a Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida. A área de Responsabilidade Social da Itaipu já estuda a possibilidade de fazer um aditivo ao atual convênio para repor materiais pedagógicos, instrumentos musicais e outros equipamentos necessários para garantir o atendimento aos adolescentes e seus familiares.
 
Empregados(as) da Itaipu estiveram no CAIA no dia 10 de agosto, durante a Expedição Solidária. Foto: Michelle Einsiedel/Itaipu Binacional. 
 
O Força Voluntária também está de sobreaviso para atuar em ações pontuais que serão necessárias para reativação dos trabalhos afetados. 
 
Segundo laudo do Corpo de Bombeiros, o fogo pode ter sido causado pela faísca de um equipamento utilizado na manutenção do telhado do prédio, causando um prejuízo de mais de R$ 350 mil. Não houve feridos. Na sede onde ocorreu o incêndio, na Avenida Morenitas, são aproximadamente 400 alunos.
 
Segundo a coordenação do CAIA e do CAF, na próxima semana serão reiniciadas algumas atividades de forma precária, utilizando gramado, quadra de esportes e dependências de apoio de entidades parceiras, para que os alunos não fiquem desassistidos.
 
Fachada do Centro. Foto: Divulgação/CAIA.
 
 
Apoio
Atualmente, a parceria entre a Itaipu e a Sociedade garante o atendimento cerca de 750 crianças e adolescentes e suas famílias nos bairros Novo Horizonte, SOHAB, Jardim Canadá, Porto Meira, Cidade Nova e Portal da Foz. 
 
As ações visam especialmente o fortalecimento de vínculo desenvolvido pelo CAIA, com crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. A instituição conta, ainda, com o CAF, o Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, o Centro de Educação Infantil Mãe Maria e o Projetos Caminhos.