Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu leva experiências para o Fórum Social Temático
Tamanho da letra
25/01/2012

processo de organização do Centro de SaberesCuidados Socioambientais da Bacia do Prata será apresentado na tarde desta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Porto Alegre, dentro da programação das atividades autogestionárias do Fórum Social Temático (FST 2012). A apresentação será feita pelo superintendente de Meio Ambiente de Itaipu Binacional, Jair Kotz, acompanhado de gestores de educação ambiental da Bacia do Paraná 3.

O fórum foi aberto oficialmente no começo da tarde de terça-feira (24), em cerimônia pública no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, fez uma palestra sobre o papel da sociedade para a segurança alimentar.
  
Em seguida, foi realizada a tradicional marcha pelo centro histórico de Porto Alegre, reunindo diferentes movimentos sociais, centrais de trabalhadores, estudantes e agricultores, entre outros movimentos da sociedade civil. Estimativas oficiais indicavam que aproximadamente 30 mil pessoas atravessaram a Avenida Borges de Medeiros. Uma chuva forte que caiu no final da caminhada não tirou o ânimo dos participantes.  Parte da caravana da região Oeste do Paraná que está no Rio Grande do Sul para o FST 2012 participou da marcha.
   
Segundo a gestora de Educação Ambiental de Itaipu, Leila de Fátima Alberton, em onze edições do Fórum Social Mundial (FSM), esta é a primeira vez que a binacional participa com apresentação de projetos. O Fórum Social Temático faz parte do FSM e é preparatório para a conferência mundial do clima, a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro.

Até sábado, último dia do evento, Itaipu participará de seis mesas, abordando os temas Centro de Saberes, Educação Ambiental, Plantas Medicinais, Catadores, Agricultura Orgânica e o Programa Cultivando Água Boa (CAB).
 
“O que nós estamos trazendo para o fórum é um conjunto de iniciativas para a sustentabilidade. Tem tudo a ver com economia verde, erradicação da miséria, diminuição da pobreza, e com uma visão sistêmica. Então, se nós hoje somos considerados uma das iniciativas mais bem-sucedidas no campo socioambiental, é preciso divulgar tudo isso”, afirmou o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da ItaipuNelton Friedrich.
  
“Precisamos compreender que o Fórum Social Mundial, principalmente este, que é temático, preparatório para a Rio+20, é um extraordinário momento de fazer reflexão e apontar caminhos. E muitos dos caminhos são experiências que estão acontecendo. O que precisamos é dar escala. E acho que nisso nós podemos contribuir”, acrescentou.