Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu inicia reuniões preparatórias para a Rio +20
Tamanho da letra
05/05/2011

A Itaipu começa, nesta sexta-feira (6), uma série de encontros regionais para a construção de uma proposta local para a Conferência Rio + 20, com participação de todos os atores sociais envolvidos nas ações socioambientais da empresa. O primeiro encontro será no Refúgio Biológico Bela Vista, a partir das 9 horas, e contará com a participação de 150 membros dos comitês gestores do programa Cultivando Água Boa (CAB), dos 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná 3.

O evento contará com palestras do gerente executivo do CAB, Odacir Fiorentin, sobre o papel dos comitês gestores, e do diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich, que abordará “Diálogos sobre a Rio +20”. A seguir, terá início a construção da proposta de atuação na BP3, com atividades em grupos e consolidação dos resultados das discussões.

A Rio +20 será realizada em junho de 2012. A conferência remete à Rio 92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, que reuniu 117 chefes de Estado para discutir o tema da sustentabilidade e a solução para os problemas que afetam as populações mais pobres do globo. Em 2012, as nações do mundo são chamadas a renovar, aprofundar e ampliar aqueles ideais, desta vez concentrando-se em dois temas básicos: a economia verde (de baixo carbono e uso eficiente dos recursos naturais) e combate à pobreza; e a criação de uma governança global que alie economia, desenvolvimento humano e meio ambiente.

Segundo o diretor Nelton Friedrich, a Itaipu, com suas diversas ações no Oeste do Paraná, vem atuando diretamente nesses temas e contribuindo para a sustentabilidade neste “pedaço do planeta”. Além disso, a empresa é signatária do Pacto Global e segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). “Sintonizados com as esperanças realimentadas pela Rio + 20, estamos inserindo em nossa agenda o sentido e os conteúdos desse evento, como, pro exemplo, em caminhadas e jornadas preparatórias”.

Na sequência, serão realizadas quatro jornadas regionais em diferentes municípios da região. A primeira será em Foz do Iguaçu, no dia 3 de junho; a segunda, em 9 de junho, reunirá os representantes dos municípios de Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Santa Tereza, Itaipulândia, Medianeira, São Miguel e Santa Terezinha; a terceira, em 14 de junho, reunirá Mercedes, Marechal Rondon, Pato Bragado, São José das Palmeiras, Diamante do Oeste, Santa Helena, Missal, Entre Rios do Oeste e Vera Cruz; e a quarta, no dia 17 de junho, reunirá Maripá, Toledo, Ouro Verde, São Pedro, Quatro Pontes, Mundo Novo, Nova Santa Rosa, Altônia e Cascavel.

Cada pólo escolherá o município sede do seu encontro, e cada município será representado por 30 a 40 pessoas, que depois serão as multiplicadoras. Seus objetivos são discutir, sensibilizar e articular cada município em torno da Rio + 20, que será um dos temas de referência do Cultivando Água Boa + 9, o tradicional evento anual que se realiza em novembro em Foz do Iguaçu. A proposta é levar três representantes de cada município à conferência global, em 2012.

Leia também artigo do diretor Nelton Friedrich sobre o tema, AQUI.