Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Itaipu iluminaria o mundo por dois dias
Tamanho da letra
11/01/2010

Se a energia que Itaipu produziu desde 1984 pudesse ser armazenada, ela seria suficiente para atender o mundo inteiro por 34 dias. Só o que a usina produziu no ano passado poderia atender a dois dias de consumo de todo o planeta. A produção de Itaipu seria importante em qualquer país, como mostram os comparativos feitos pelo engenheiro Jercemil Roberto Ribeiro. Os números revelam curiosidades sobre o consumo de eletricidade. 

 

 
Num ano de reservatório cheio e vertedouro aberto mais tempo do que em outras épocas, a usina teve     o quarto melhor resultado da história

O que representam os 91.651.808 megawatts-hora produzidos por Itaipu em 2009, quarto melhor resultado da história da usina? O engenheiro de Itaipu Jercemil Roberto Ribeiro usa alguns comparativos que dão ideia da dimensão deste volume de energia, gerado por uma única central hidrelétrica.

A energia de Itaipu que, no Brasil, atendeu 19% do mercado de eletricidade e, no Paraguai, 77%, seria importante em qualquer país. Até na China, onde representaria 3% do consumo de energia elétrica; ou nos Estados Unidos, onde equivaleria a 2% do consumo atual de eletricidade.
   
Mas é em países da Europa que se pode perceber o quanto Itaipu faria a diferença. Na França, por exemplo, representaria 19% do consumo atual de eletricidade, equivalente à participação no mercado brasileiro. Na Alemanha, representaria 15%; e, no Reino Unido, a 24%. Em Portugal, que ainda está longe dos padrões europeus de consumo de energia elétrica, Itaipu atenderia o consumo do país inteiro por um ano e oito meses.

  

 
Paris. Na França, 'peso' de Itaipu seria equivalente     ao do Brasil, para o consumo de eletricidade

Na América Latina, o parceiro Paraguai teria atendido todo seu consumo de eletricidade por nove anos. A energia de Itaipu supriria o mercado de energia elétrica da Argentina por dez meses; no Chile, por um ano e sete meses; e, na Venezuela, por um ano.

 

A comparação a seguir mostra o quanto o estado de São Paulo se aproxima dos países ricos, em consumo de eletricidade. A energia produzida por Itaipu em 2009 seria suficiente para atender por nove meses o consumo daquele estado. Isto é, sozinho, São Paulo consome mais do que a Argentina, por exemplo. E bem mais que a Venezuela.

   

A produção de Itaipu em 2009 poderia atender o consumo do mundo inteiro por cerca de dois dias. 
     
Produção acumulada  

 

Entre 1984 e dezembro de 2009, Itaipu produziu 1.760.547.940 MWh. O total acumulado nesses 25 anos de produção seria suficiente, por exemplo, para atender o mercado de energia elétrica de Portugal por 33 anos; o do Reino Unido, por quatro anos e sete meses. Na América Latina, a Argentina teria seu suprimento de eletricidade garantido por 16 anos; e o Paraguai, por 184 anos.
   
Esta energia, se pudesse ser armazenada, poderia garantir a eletricidade do mundo inteiro por aproximadamente 34 dias, segundo as comparações feitas pelo engenheiro Jercemil.