Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu ganha selo de Empresa Amiga da Fauna
Tamanho da letra
02/10/2009

Na montagem fotográfica, a onça Juma e o selo de Empresa Amiga da Fauna, concedida a Itaipu pelo governo do Estado. O reconhecimento é pelo trabalho de reprodução e manejo dos animais em cativeiro, no Refúgio Biológico Bela Vista, e às ações do Programa Cultivando Água Boa, como a recuperação do habitat da fauna regional. A empresa poderá usar o selo em documentos e na publicidade institucional

 

Desde a operação Mymba-Kuera – o resgate de animais no reservatório de Itaipu –, a empresa mantém a tradição de respeito à fauna. De lá para cá, Itaipu vem cuidando dos bichos, tanto no manejo em cativeiro, no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), quanto na recuperação de nascentes e da vegetação no entorno do lago, pelo Programa Cultivando Água Boa (CAB). Por esse trabalho, Itaipu recebeu, na última terça-feira, em uma cerimônia no Hotel Paraná Suíte, em Curitiba, o selo “Empresa Amiga da Fauna”.  

  


Jair Kotz representa a empresa na entrega do selo, que poderá ser usado em documentos e publicidade
“É o reconhecimento formal de um trabalho que fazemos há tempos”, explicou o superintendente de Meio Ambiente, Jair Kotz. O selo foi concedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e poderá ser usado em documentos e cartazes promocionais, para valorizar as ações de Itaipu no cuidado com a fauna.

     
Outras duas empresas também foram certificadas com o selo: O Boticário, pelos trabalhos da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, e a Sociedade de Proteção da Vida Silvestre (SPVS).
     

Uma das vitórias da fauna, promovidas por Itaipu, é a recuperação do habitat dos animais, com o plantio de mudas na faixa de proteção do lago e a recuperação de nascentes, córregos e sangas. “Em Pedro Ramalho, no Mato Grosso do Sul, a população já percebeu o reaparecimento de 15 espécies, entre aves e mamíferos, que há anos não se via na região”, disse Jair.

 


O veterinário Wanderlei de Moraes e os profissionais do RBV são grandes amigos da fauna
Enquanto isso, no RBV, os profissionais de fauna cuidam do manejo dos animais de cativeiro. “Nós atendemos os bichos acidentados da região e trabalhamos em vários programas de proteção de espécies ameaçadas de extinção, estaduais e nacionais”, explicou o veterinário Wanderlei de Moraes. “Também fazemos pesquisa com universidades da região”.

            
Wanderlei destaca os programas de reprodução de espécies, como veado-bororó, gato-pequeno-do-mato, cervo-do-pantanal e, mais recentemente, a harpia. Também foi importante a atuação de Itaipu na elaboração do Plano de Manejo da Fauna do Paraná, organizado pelo Sistema Estadual de Fauna Silvestre (Sisfauna). O plano de manejo, o primeiro do estado, foi lançado na mesma cerimônia da entrega do selo.