Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu ganha quarta edição do selo Pró-Equidade de Gênero e Raça
Tamanho da letra
11/03/2013

A Itaipu Binacional ganhou mais uma vez, pela quarta edição, o selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres-SPM/PR. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 11 de março. A data da solenidade de entrega da premiação ainda não foi divulgada.

"Ser premiada no mês em que comemoramos 10 anos de ações de equidade de gênero vem reconhecer e fortalecer o compromisso da Itaipu com seu público interno e com a rede de relacionamentos”, diz Maria Helena Guarezi, coordenadora do Programa de Incentivo e Equidade de Gênero, da Itaipu Binacional.

A Itaipu foi contemplada em todas as edições do selo. Esse é o segundo prêmio recebido pela empresa em menos de uma semana pelo mesmo tema.
Na última quarta-feira, a ONU Mulheres e o Pacto Global reconheceram a Itaipu Binacional como uma empresa de referência em equidade de gênero e empoderamento das mulheres.

A diretora financeira executiva, Margaret Groff, recebeu, em nome do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, o 1º Prêmio de Liderança em Empoderamento das Mulheres, na categoria “Sete Princípios”.

A entrega aconteceu em Nova York, como parte do 5º Evento Anual dos Princípios para o Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que este ano teve como tema “Inclusão: Estratégia para a Mudança”.

A solenidade reuniu mais de 250 líderes empresariais e representantes da sociedade civil e de governos, entre eles, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e Michelle Bachelet, diretora executiva da ONU Mulheres.

O que é o programa

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma das ações do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. O programa tem, entre outros objetivos, a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, no âmbito das organizações públicas e privadas.

O que se busca

Um processo que tem como base novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional. O que se busca é alcançar a equidade de gênero e raça no mundo do trabalho e a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, como remuneração, ascensão e permanência no emprego.

Desempenho

A avaliação de desempenho das empresas foi feita entre 27 e 28 de fevereiro deste ano, em Brasília (DF), pela Coordenação da Secretaria de Políticas para as Mulheres-SPM/PR.

Foram levadas em consideração as ações executadas nas estruturas organizacionais e de governança para a gestão da equidade de gênero e raça, sua divulgação interna e externa, o seu cumprimento, sua relevância e impacto nas atitudes e mudanças no corpo funcional, gerencial e na organização.

Também foi analisado o cumprimento de todas as etapas que compõem o processo para a concessão do selo Pró-Equidade de Gênero e Raça (adesão, ficha perfil, plano de ação, pactuação, execução, monitoramento, formulário, relatórios).

Dez anos de trabalho pela equidade

Em 2003, ao ampliar a missão da empresa, a Itaipu adotou várias medidas para melhorar o clima organizacional, tanto na gestão de pessoas quanto na cultura interna. O horário de trabalho passou a ser móvel, para que as mulheres e os homens pudessem buscar ou levar os filhos para a escola. As grávidas também foram beneficiadas com condições especiais de transporte a até possibilidade de mudança de local do trabalho.

Entre outros benefícios, as empregadas e os empregados tiveram direito à dispensa para acompanhar os filhos nas festividades alusivas ao Dia das Mães ou dos Pais.

A empresa ampliou a participação das mulheres em cursos de formação e capacitação, assim como abriu maior número de vagas para as mulheres nas áreas majoritariamente ocupadas por homens, como a Medicina do Trabalho, a Segurança Empresarial, o Corpo de Bombeiros e a área técnica. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram adequados para o corpo feminino e os fornecedores foram incentivados a adotar medidas parecidas.

Outra conquista foi a inclusão de dependentes de companheiros e companheiras em união estável, inclusive homoafetivos, no plano de benefícios da empresa.

Ao longo desses dez anos, a Itaipu criou, também, um novo sistema de gestão empresarial para ampliar a participação das empregadas nos cargos de chefia. Até 2002, as mulheres ocupavam apenas 10% desses cargos.  Mas, com o novo sistema, esse número mais do que dobrou, alcançando 21,3% em 2012.