Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu ganha pela quarta vez selo Pró-Equidade de Gênero e Raça
Tamanho da letra
29/04/2013

A usina de Itaipu recebeu pela quarta vez o selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. O prêmio foi entregue oficialmente no dia 25, em Brasília, pela ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, ao diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friedrich, e à coordenadora do Programa de Incentivo à Equidade de Gênero, Maria Helena Guarezi.

A premiação, promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), é um reconhecimento do governo federal às entidades e empresas de médio e grande porte que desenvolvem ações voltadas para a promoção da equidade de gênero e raça no ambiente de trabalho. No total, quase 60 empresas de todo o País receberam o selo.

A cerimônia, no Memorial Juscelino Kubitschek, também contou com a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da diretora regional da ONU Mulheres, Rebbecca Marques; e da oficial de Projetos do Programa de Igualdade de Gênero e Raça da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ana Carolina Querino.

“Esse prêmio é uma conquista de todos os empregados e empregadas e um reconhecimento pelos dez anos do Programa de Incentivo à Equidade. Porque todos nós, homens e mulheres de Itaipu, fizemos parte do processo de construção do programa”, comemorou Maria Helena Guarezi.

A coordenadora lembrou que Itaipu sediou a primeira reunião sobre equidade das empresas do Ministério de Minas e Energias, em 2004 – que deu origem ao programa federal. Tanto que, das 11 empresas que foram premiadas na primeira edição, dez eram do setor elétrico – entre elas, a própria Itaipu.

Maria Helena acrescentou que, para receber o selo, a empresa deve ter um plano de ação focado na gestão de pessoas e na cultura organizacional, com pelo menos 70% das ações implementadas. Caso contrário, não leva o selo. “É um processo rigoroso. A organização deve olhar para dentro, para suas ações e para os seus empregados”, comentou.

Primeiros passos

Ex-diretora executiva financeira de Itaipu, Gleisi Hoffmann participou da solenidade e falou sobre a experiência da binacional como uma das primeiras empresas brasileiras a discutir e a formular ações para o setor.

Gleisi também destacou as ações do governo federal e comentou que o rendimento das mulheres, hoje, ainda representa 73,8% do ganho salarial dos homens. “Apesar de termos avançado nos últimos anos, a desigualdade salarial ainda é um desafio que persiste e precisa ser enfrentado”, disse, em texto divulgado pela Agência Brasil.

A ministra Eleonora Menicucci pontuou que discriminações no mundo do trabalho nem sempre são percebidas e por isso são necessárias ações específicas para que o preconceito seja superado. “A conquista da autonomia e da igualdade entre mulheres e homens é fator primordial para o desenvolvimento econômico do País”, comentou a ministra.

Diretora regional da ONU Mulheres, órgão das Nações Unidas criado em 2010 e voltado para a promoção da igualdade de gênero, Rebbecca Marques citou a importância do papel das empresas. “As grandes empresas têm muita influência sobre os seus parceiros em geral, sejam fornecedores ou prestadores de serviço, e podem contribuir com a mudança de mentalidade”, disse.