Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Itaipu faz parceria com governo da Toscana
Tamanho da letra
16/06/2009

O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, recebeu nesta segunda-feira, em Curitiba, o assessor do governador da Toscana, na Itália, Mauro Perini. A visita pode significar mais um reforço na matriz energética da futura Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Participou do encontro, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Flávio Zanette, que coordena o Escritório Técnico da UFPR/Unila. 

 


Unila, Itaipu e Toscana. Parcerias podem levar energia solar à futura universidade
O governo da Toscana tem tradição em projetos de energia solar e fabrica componentes para produção deste tipo de energia à base de painéis fotovoltaicos. E o estado italiano já faz parcerias com Itaipu em outras áreas, por meio da Diretoria de Coordenação e Meio Ambiente. A intenção é estreitar ainda mais os laços e difundir a energia solar no país, a começar pela Unila.

A futura universidade baseará sua matriz energética em fontes renováveis. Para isso, se apoiará na Plataforma Itaipu de Energia Renováveis. Já existem parcerias com a Sanepar, por exemplo, para aproveitar os dejetos de esgoto em forma de biogás. Na área dos painéis solares o contato é com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Também existe uma parceria com a Universidade de Itajubá, em Minas Gerais, para o desenvolvimento de microcentrais hidrelétricas nos rios Almada e Tamanduá, em Foz do Iguaçu.