Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Itaipu entrega o 1º Prêmio Energia Turística a parceiros
Tamanho da letra
27/02/2013

A Itaipu promoveu, na noite dessa terça-feira (26), no Mirante Central da usina, a entrega do 1º Prêmio Energia Turística a 20 agências e operadoras de turismo que mais levaram visitantes à hidrelétrica no ano passado. Foi um reconhecimento aos parceiros que contribuíram para a quebra do recorde anual de visitação à binacional via Complexo Turístico da margem esquerda. Foram 473.072 pessoas em 2012. Destas, 123.911 chegaram à Itaipu por meio da venda em agências e operadoras – 26% da visitação paga do atrativo.

Mais de 150 operadores, guias e donos de agências participaram da solenidade, que, além da entrega da premiação, ainda teve a apresentação da Iluminação Barragem – um dos principais atrativos turísticos da usina.

O grupo foi recebido pelo superintendente de Comunicação Social da Itaipu (área gestora do turismo na empresa), Gilmar Piolla; pelo diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Sotuyo; pela gerente do Complexo Turístico Itaipu, Jurema Fernandes; e pelo Secretário Municipal de Turismo, Jaime Nascimento.

Segundo Piolla, a entrega do prêmio foi uma forma de “reconhecer os verdadeiros amigos do turismo”. Empresas e pessoas que, de acordo com o superintendente, contribuíram ativamente para o melhor desempenho do turismo não apenas na Itaipu, mas também no Destino Iguaçu como um todo. “Em 2013, vamos fortalecer cada vez mais essas parcerias. Queremos continuar trabalhando juntos, pois assim somos mais fortes”, ressaltou.

Para Piolla, a integração do Parque Aquático Termal Lago de Itaipu, de Itaipulândia, ao Complexo Turístico, no segundo semestre deste ano, deve impulsionar ainda mais as parcerias com agentes e operadores. “Com isso, vamos valorizar ainda mais o turismo regional”, afirmou.   

Retribuição

De acordo com Jurema, as agências tiveram um papel fundamental para ajudar a consolidar Itaipu como atrativo turístico. “Esse prêmio é apenas uma forma de retribuirmos esse trabalho”, destacou.

Para Nascimento, a profissionalização do turismo na Itaipu tem contribuído para ampliar a permanência dos visitantes em Foz do Iguaçu. “Hoje os turistas têm muito mais atividades para fazer na região do que há sete anos, por exemplo. Ficam em média três dias na cidade; há sete anos, eram no máximo dois”.

Os vencedores

Distribuído aos 20 vencedores, o prêmio foi simbolizado por uma peça feita por artesãos do Ñandeva.

Marcelo Valente, da Loumar Turismo, foi um dos homenageados da noite. “Não somente a grandiosidade da usina, mas a infraestrutura turística oferecida por Itaipu nos estimula a montar os pacotes. Muitos turistas nos pedem para conhecer a maior hidrelétrica do mundo; aos que não pedem, oferecemos com segurança, pois sabemos que serão bem atendidos e ficarão satisfeitos”, disse.

Fernando Martin, da Martin Travel, também recebeu o prêmio. Para ele, a Itaipu revolucionou seu produto turístico nos últimos anos. “Esse prêmio é uma festa para nós. Um incentivo para continuarmos trabalhando juntos”.

Desafio

Na opinião de Martin, o desafio agora de todas as agências e instituições é recuperar os turistas americanos e europeus. “Financeiramente e em números estamos bem, mas hoje, a maioria dos visitantes é brasileira. Sabemos das crises, mas precisamos recuperar este mercado”.

O prêmio

O Prêmio Energia Turística tem filosofia semelhante a outros do gênero, como os concedidos pelas companhias aéreas, que reconhecem anualmente as agências e operadoras que mais contribuíram para os seus negócios.

A escolha privilegiou os parceiros mais ativos do ano passado, com base no resultado de vendas. Em 2012, Itaipu atendeu a 320 agências de todo o mundo e 20 delas foram escolhidas para receber o prêmio. Destas, 18 são brasileiras e duas argentinas.

Atrativos

A Itaipu oferece os seguintes atrativos turísticos: Visita Panorâmica, Circuito Especial, Test Drive Veículo Elétrico, Polo Astronômico, Refúgio Biológico Bela Vista, Iluminação da Barragem, Visita ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e ao Ecomuseu.

Mais informações sobre horários e compra de ingressos podem ser obtidas pelo telefone 0800-645-4645 ou no site do Complexo Turístico (www.turismoitaipu.com.br).

A cobrança da entrada de turistas, pela margem esquerda da hidrelétrica, começou em junho de 2007. Desde abril do ano passado, moradores lindeiros e da região trinacional têm gratuidade em alguns passeios de Itaipu.