Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu encerra atividades do Outubro Rosa com cerimônia em homenagem à equipe Flor de Lótus
Tamanho da letra
31/10/2023
Uma cerimônia com homenagens, músicas e entrega de rosas marcou, na manhã desta sexta-feira (31), o encerramento das atividades da Itaipu Binacional na campanha Outubro Rosa, que lembra o combate ao câncer de mama, em 2023. O evento, no Restaurante Mirante do Lago, na Central Hidrelétrica Itaipu, comemorou o aniversário de três anos da equipe de paracanoagem Flor de Lótus, criada em outubro de 2020.
 
Equipe Flor de Lótus do Projeto Meninos do Lago. Fotos: Sara Cheida / Itaipu Binacional
 
A equipe é formada por 40 “remadoras rosa”, mulheres que venceram ou estão em tratamento do câncer de mama e foram submetidas à mastectomia (retirada das mamas). O time faz parte do Projeto Meninos do Lago, mantido pela margem brasileira da Itaipu em parceria com o Instituto Meninos do Lago (Imel).
 
“A Flor de Lótus entrega um trabalho maravilhoso, é um trabalho de vida. São mulheres que sobreviveram a uma doença muito séria, mas enxergam que podem ter qualidade de vida e, principalmente, olhar para o futuro com alegria e esperança”, afirmou o diretor-geral brasileiro, Enio Verri. “Para nós, da Itaipu, é uma honra poder participar de um projeto como esse, que irradia para a empresa todos os valores que queremos.”
 
Rosas, música e e emoção no final da cerimônia.
 
Também participaram da solenidade os diretores de Itaipu Carlos Carboni (Coordenação) e Luiz Fernando Delazari (Jurídico); a vereadora de Foz do Iguaçu Anice Gazzaoui; o diretor-superintendente da Fundação Itaiguapy, Gilmar de Oliveira; além dos atletas e representantes do Projeto Meninos do Lago e da equipe Flor de Lótus, empregados(as) da Itaipu e outros convidados(as).
 
A cerimônia marcou ainda o encerramento da ação da Itaipu “Doe lenços, fortaleça laços”, com a entrega simbólica dos lenços à Associação das Senhoras Rotarianas, parceira da campanha que arrecadou, ao longo do mês de outubro, 380 lenços para serem entregues às mulheres em tratamento de câncer. O acessório ajuda na autoestima das pacientes que perdem o cabelo durante as sessões de quimioterapia.
 
Além da campanha de arrecadação de lenços e da cerimônia da Flor de Lótus, Itaipu fez, durante o mês de outubro, a tradicional iluminação rosa de seus principais atrativos turísticos. No dia 23, cerca de 100 pessoas acompanharam, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), o Painel “O diagnóstico não nos define", sobre o tema. As iniciativas foram coordenadas pela área de Responsabilidade Social de Itaipu.
 
“A Itaipu nos apoia fazendo uma política pública afirmativa de verdade e o ano todo”, agradeceu a capitã e fundadora do Flor de Lótus, Regyna Maura dos Santos, lembrando que a conscientização sobre a doença não se limita ao mês de outubro. “Este projeto é, para nós, um sopro de vida. Podemos sonhar e fazer projetos a longo prazo”, concluiu.
 
Regyna lembrou que as remadoras não só participam de competições esportivas, mas são atuantes na sociedade por meio de ações de conscientização para diagnóstico precoce de câncer de mama. Graças à atuação da instituição e da equipe, a iniciativa hoje é referência no Brasil.
 
Durante a cerimônia, foram homenageadas as pessoas e instituições que apoiaram a Flor de Lótus desde sua criação. Ao final do evento, estava prevista uma navegação no Reservatório de Itaipu com o Dragon Boat - embarcação especial de 15 metros de comprimento, que tem a cabeça e a cauda de um dragão em suas extremidades, e é usada pelas remadoras rosa. Mas, devido às condições climáticas, a navegação foi cancelada. 
 
Em vez disso, foram entregues rosas a todos(as) os(as) participantes, que puderam escolher alguém para presentear, mostrando simbolicamente o objetivo de proteger, cuidar e conscientizar. 
 
Ao final, os empregados de Itaipu Camila Retcheski e Gilmar Henrique Andersen entoaram, junto com as remadoras e demais convidados, a música-tema da Flor de Lótus, o “Canto do Despertar”, composta pelo técnico do grupo, o fisioterapeuta Luiz Augusto Mazine, o Guto: “Vamos remar pra viver, vamos sorrir e cantar. Vem celebrar a vitória de ser e estar. É no som do tambor, é na brisa do vento. Essa é a nossa energia, esse é o nosso momento”.
E concluíram com o brado “Imuah!”, uma palavra havaiana que significa “adiante!”.