Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu encaminha 180 mil lâmpadas para reciclagem
Tamanho da letra
07/11/2013

A Itaipu Binacional tem dado um destino útil para as lâmpadas fluorescentes descartadas dos escritórios da usina. Desde 2008, a empresa encaminhou 180 mil unidades para descontaminação e reciclagem, material que voltou ao ciclo produtivo como matéria-prima (vidros e metais).

O último grande lote, com 10 mil lâmpadas, saiu de Itaipu no último dia 30, com destino a Indaial, Santa Catarina. No local está instalada a fábrica de descontaminação da Apliquim Brasil Recicle, empresa certificada e contratada pela binacional para o serviço.

Nos 700 km que o material percorre até Santa Catarina, ele precisa ser protegido para evitar a saída do vapor de mercúrio, produto químico danoso às pessoas e ao meio ambiente.

Para dar a destinação ambientalmente correta, Itaipu despende R$ 1,04 por lâmpada. A responsabilidade sobre o descarte final de tudo o que é consumido pela hidrelétrica é uma das premissas do Programa de Compras Sustentáveis da empresa, baseado nos princípios da logística reversa.

“Adotamos o mesmo tipo de procedimento com outros materiais, como filtros industriais e óleo isolante”, disse Gilmar Cândido Alves, gerente da Divisão de Almoxarifados (MTAA.DF).

Por ano, a usina de Itaipu – a maior geradora de energia elétrica do mundo – descarta cerca de 35 mil lâmpadas fluorescentes. Um projeto piloto da empresa prevê a substituição, em algumas áreas, das lâmpadas fluorescentes por outras de led, com maior durabilidade e ainda mais econômicas. A empresa também mantém uma Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice).