Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu emplaca dois projetos na final do Prêmio Coge 2012
Tamanho da letra
01/10/2012

Dois projetos desenvolvidos pela Itaipu estão entre os finalistas do Prêmio Fundação CogeEdição 2012, um dos mais importantes do setor elétrico brasileiro. A relação dos indicados foi divulgada nessa sexta-feira (28) e a premiação está marcada para o dia 7 de dezembro, no Rio de Janeiro. No total, são 12 finalistas, em quatro categorias diferentes, e Itaipu foi a única empresa a aparecer duas vezes na lista.

Na categoria Ações de Responsabilidade Social, Itaipu concorre com o projeto “PIITJovens que aprendem, vidas que mudam”, que relata a experiência do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT) na empresa; e na categoria Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, a usina é finalista com o projeto “Programa de Conservação AuditivaPCA”.

“Recebemos a notícia com muita alegria. Porque nós caprichamos na escolha [dos projetos] e vencemos a primeira etapa, que era apresentar projetos bem estruturados, bem fundamentados. Agora, a expectativa é buscar os prêmios”, comemorou o superintendente de Recursos Humanos, Ariel da Silveira.

Segundo ele, a classificação da empresa na final do Prêmio Coge é resultado da decisão do RH de incluir, no seu planejamento estratégico, a ideia de se tornar referência no setor elétrico em sua área de atuaçãoassim como Itaipu busca ser referência mundial em produção de energia e sustentabilidade. “A partir dessa estratégia, nós começamos a expor  nosso trabalho. E a Fundação Coge, que reúne todas as empresas do setor elétrico, públicas e privadas, é uma excelente vitrine”, completou o superintendente.

Os números confirmam a avaliação. Neste ano, inscreveram-se no Prêmio Fundação Coge 82 projetos de 35 empresas de todo o País. Nos últimos 12 anos, foram mais de 800 projetos apresentados. Itaipu é bicampeã da premiação: em 2006, venceu com o Programa Cultivando Água Boa; em 2010, ficou em primeiro lugar com o Projeto Veículo Elétrico para Catadores.

PITT

“A gente fica satisfeito de ser reconhecido. Não apenas quem está na coordenação, mas cada um de nós que tem um PIIT ao seu lado fica satisfeito. Porque todos nós fazemos parte dessa família”, afirmou o coordenador do PIIT, Marcos Antônio Araújo.

Lançado em 1988, com o nome de Bom Menino, o programa preparou mais de 5 mil jovens para o mercado de trabalho. “O objetivo é proporcionar oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional para os adolescentes de famílias de baixa renda”, explicou.

PCA

O gerente do Departamento de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, Marcos Antonio Zandona, lembrou que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o maior risco de uma geradora de energia não é o de choque elétrico, mas a exposição ao ruído.

Por isso, afirma Zandona, o projeto de Itaipu também tem potencial de se tornar referência para o setor elétrico. “Fiquei realmente muito feliz. É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito aproximadamente dez anos, e mostra que estamos no caminho certo”, comemorou.