Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu e UNDESA promovem evento sobre o nexo água e energia
Tamanho da letra
06/07/2020

As inter-relações entre água e energia serão abordadas no evento Integrated Water and Energy Solutions: A Transformative Pathway to Sustainable Development (Soluções integradas em Água e Energia: um Caminho Transformativo para o Desenvolvimento Sustentável) que a Itaipu Binacional e o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UNDESA) promovem nesta terça-feira (7), a partir das 13h.


Usina de Itaipu: exemplo da gestão de água e energia. Foto: Alexandre Marchetti.

O evento é promovido pela Parceria Soluções Sustentáveis em Água e Energia e faz parte a programação do Fórum Político de Alto Nível da ONU, a principal plataforma para discussão e revisão das metas que compõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O fórum acontece todos os anos, no mês de julho, em Nova York. Neste ano, devido às restrições da pandemia da covid-19, as reuniões e debates estão sendo realizados virtualmente.

O evento terá uma duração prevista de uma hora e meia e contará com a participação do representante do Brasil junto à ONU, Ronaldo Costa Filho, e de autoridades da Itaipu, UNDESA, governo paraguaio e organismos das Nações Unidas, como a ONU Mudanças Climáticas. O objetivo principal é o compartilhamento de boas práticas na gestão integrada de água (ODS 6) e energia (ODS 7). No debate, a Itaipu será representada pelos superintendentes de Meio Ambiente, Ariel Scheffer da Silva (Brasil) e Gustavo Jose Ovelar Rojas.

O diretor de Coordenação da Margem Brasileira da Itaipu, Luiz Felipe Carbonell (Brasil), gravou mensagem para o encerramento do evento, enfatizando o compromisso da empresa com o desenvolvimento territorial sustentável, por meio de ações que visam promover a segurança hídrica da região: garantir água em quantidade e qualidade para seus usos múltiplos, como a geração de energia, agropecuária, pesca, turismo e lazer, abastecimento e suporte aos ecossistemas.

“A Itaipu é um exemplo de boas práticas na gestão integrada de água e energia, e de como as ações voltadas a esses dois temas são capazes de promover o desenvolvimento sustentável, se relacionando a muitas das metas da Agenda 2030, como a proteção dos ecossistemas, o enfrentamento das mudanças climáticas, a redução da pobreza, entre outras”, afirma Carbonell.

A implementação da Agenda 2030, bem como Acordo de Paris (de redução das emissões de gases de efeito estufa), é apontada como estratégica para a recuperação da economia na pós-pandemia, e para construir a resiliência necessária para enfrentar as crises globais que se sobrepõe: a sanitária, a climática e a econômica.

"A pandemia atual é uma chamada de atenção sobre a forma como interagimos com a natureza e que os recursos naturais de que precisamos são vulneráveis aos efeitos de uma crise de saúde global", afirma o diretor Miguel Gómez Acosta. "Por isso, hoje, mais do que nunca, a situação nos chama a colaborar em busca de soluções em saúde, meio ambiente e economia, e a iniciativa Soluções Sustentáveis em Água e Energia, da UNDESA e Itaipu, é exemplo desse tipo de colaboração", completou.

Para participar do webinar, CLIQUE AQUI.