Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu e UFPR debatem início das obras da Unila
Tamanho da letra
01/09/2009

Um plano de ações elaborado pela Itaipu, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), definiu os trabalhos mais urgentes para o início das obras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), previsto para 2010. As principais medidas foram apresentadas na última segunda-feira (31), em reunião realizada em Curitiba entre representantes das duas entidades, entre eles o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.

 


Diretores, reitores e funcionários de Itaipu e da UFPR: obras da Unila começam em 2010
O campus da Unila, que atualmente está instalada no Parque Tecnológico da Itaipu (PTI), será construído em um terreno doado por Itaipu. De acordo com Lúcia Assumpção Montanhini – pró-reitora de planejamento, orçamento e finanças da UFPR e integrante da comissão gestora da Unila –, a licitação que vai selecionar a empresa responsável pela execução do projeto assinado por Oscar Niemeyer será aberta ainda este ano.

   

Sobre o processo licitatório, a diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff, informou que a produção do caderno de especificações para fundamentar a licitação, com base na tabela Sinapi e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, já está na fase final. “Os documentos necessários deverão ser entregues até o final desta semana para que uma auditora paulista realize a análise orçamentária em até 60 dias”, disse.

   

O diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso, apresentou ainda um balanço sobre o acordo técnico celebrado entre as entidades para dar início às obras de cercamento e limpeza do terreno da futura universidade, bem como do espaço cedido pela prefeitura de Foz do Iguaçu para a construção das moradias universitárias.

   


O reitor Zaki Akel Sobrinho com o diretor jurídico, João Bonifácio Cabral Júnior, e a diretora financeira executiva, Margaret Groff
Segundo Cardoso, caberá à Itaipu fornecer à Comissão de Implantação da Unila (CI-Unila), as especificações técnicas necessárias para garantir a adoção do padrão de alambrados e gradis utilizados pela Itaipu, além de informações que assegurem a retirada consciente da vegetação e material orgânico do terreno

 

A medida tem o objetivo de minimizar o impacto ambiental na região, e ainda, garantir que os 40 hectares da Unila mantenham a identidade visual da usina, localizada nas proximidades.

    

Através de estudo técnico apresentado por Newton Kaminsky – superintendente de Obras e Desenvolvimento – os integrantes da UFPR e do escritório da Unila também foram apresentados aos projetos de construção de uma via de acesso para a obra. Será construído um acesso independente, através de trincheira, aos terrenos da Unila, da Itaipu e da Vila C – bairro localizado às margens das instalações da hidrelétrica.

   

No encerramento do encontro de trabalho, o reitor da UFPR agradeceu o empenho da Itaipu Binacional no cumprimento da indispensável cooperação técnica que tem garantido a agilidade necessária para efetivar o início das obras e para o processo de desenvolvimento da região.

   

Também participaram da reunião os diretores de Coordenação e jurídico da Itaipu, Nelton Friedrich e João Bonifácio Cabral Júnior, além do vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinario, o pró-reitor de administração, Paulo Roberto Rocha Krüger e outros profissionais ligados à universidade.