Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu e UFPR agilizam implantação da Unila
Tamanho da letra
10/06/2009

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, e o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, vão “andar com uma lanterna sempre à mão” para acompanhar de perto o andamento do projeto de implantação do campus da Universidade Federal da Integração da Latino-Americana (Unila). O compromisso foi firmando nesta segunda-feira (08), durante encontro realizado no Gabinete da Reitoria, em Curitiba.

 


Samek entrega ao reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, uma réplica em miniatura do Portal do Conhecimento
Durante a reunião, ficou acordado que o trabalho de elaboração do Caderno de Licitação do Campus da Unila será coordenado pela equipe técnica da Itaipu, tendo à frente o engenheiro Eliezer Fryszman, da Diretoria Financeira. A UFPR e a Comissão de Implantação da (CI-Unila), por sua vez, vão destacar representantes para acompanhar passo a passo a montagem do processo licitatório, homologando todas as decisões tomadas pela comissão.

   

“Vamos arregaçar as mangas e trabalhar juntos para dar agilidade ao processo e assegurar que a obra seja iniciada ainda em 2009”, disse Samek. Ele fez um balanço positivo das etapas já vencidas na estruturação do projeto da Unila, destacando os avanços na tramitação do projeto na Câmara dos Deputados. O DGB reafirmou o compromisso assumido pela Itaipu de bancar os projetos complementares de estrutura, instalações, sistema viário e drenagem, iluminação, paisagismo, acabamentos interiores, sinalização, cenografia e sonorização.

       

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, registrou uma mudança de percepção sobre o papel da instituição na implantação da Unila. Segundo ele, as críticas de que a UFPR serviria apenas como “barriga de aluguel” deram lugar a uma compreensão, por parte da comunidade acadêmica, sobre o papel fundamental da instituição na criação da Unila. “Desde o início da nossa gestão, assumimos o compromisso de dar apoio integral à implantação da Unila”, declarou o reitor.

       

O pró-reitor de administração, Paulo Roberto Rocha Krüger, e a pró-reitora de planejamento, orçamento e finanças, Lúcia Assumpção Montanhini, foram indicados pelo reitor da UFPR como gestores do projeto da Unila. Além da responsabilidade pela licitação da obra do Campus da Unila, a UFPR se encarregará dos serviços de limpeza, manutenção e segurança da sede provisória da Unila, no espaço cedido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

       

O Deputado Dr. Rosinha (PT-PR), presente na reunião, manifestou expectativa de que o projeto de lei que cria a Unila seja aprovado pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, ainda neste mês. Ele é o relator da matéria e promete entregar o seu parecer já na próxima semana. Por se tratar de competência terminativa das comissões permanentes, o projeto não precisará ser levado ao plenário. Encerrada a tramitação na Câmara, o projeto seguirá direto para o Senado Federal.

       

Para a construção do Campus da Unila, já estão assegurados R$ 240 milhões do Orçamento Geral da União e mais cerca de R$ 40 milhões do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Os recursos do Focem serão destinados à construção do prédio, equipamentos e acervo da Biblioteca e Centro de Informação da Unila. O início das obras depende, ainda, do licenciamento ambiental. O pedido já foi encaminhado pela UFPR ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

      

Também participaram da reunião o ex-reitor da UFPR, Carlos Antunes, que representou o presidente da CI-Unila, Hélgio Trindade; o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari; o Pró-Reitor de Administração, Paulo Krüger; e o assessor especial do Gabinete do Reitor, Norton Nohama. O DGB foi acompanhado pelo seu assistente, Paulino Motter, integrante da CI-Unila, e pelo engenheiro Eliezer Fryszman, que representou a diretora financeira executiva, Margaret Groff.

  

Seminário

    

A UFPR e a CI-Unila, com o apoio da Itaipu, vão promover um seminário, no próximo dia 24, em Curitiba, para debater diversos temas relacionados ao processo de implementação da futura universidade. Entre eles, os desafios da integração latino-americana, a concepção pedagógica e o primeiro processo seletivo da Unila, entre outros.

        
O evento será aberto à presença do público em geral, sobretudo à comunidade acadêmica. Devem participar o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek; o presidente da CI-Unila, Hélgio Trindade; o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; e os deputados federais Dr. Rosinha e Ângelo Vanhoni.

         
Também devem comparecer representantes da Secretaria de Estado de Tecnologia e Ensino Superior (Seti); da Secretaria de Estado da Educação (Seed); do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Paraná (APP-Sindicato); e da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).

        
O seminário vai acontecer das 15h às 18h, no Auditório Azul do Setor de Ciências e Saúde, do Campus Jardim Botânico da UFPR, na capital paranense.